Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

ENERGIAS QUE MOVEM NOSSAS VIDAS No dia 30 de outubro de 2018, aconteceu a VI mostra dos projetos que fazem parte do programa União Faz a Vida. Na ocasião, foram apresentados diversos trabalhos desenvolvidos por cada turma, desde o Pré até o Ensino Médio. Nós, do 8º. Ano, desenvolvemos o projeto Energias que movem nossas vidas. Neste projeto construímos maquetes sobre os tipos de energia, entre elas, energia solar, eólica, termoelétrica e hidrelétrica. Eu, juntamente com minha colega Suzana construí a maquete sobre a energia eólica, mostramos e explicamos para os visitantes como é produzida e onde pode ser encontrada. Energia eólica: energia gerada pelo vento). Os aprendizados não vieram somente com as pesquisas, mas desde o momento em que fomos escolhidos para fazer este trabalho. Foi uma experiência com diferenciais. Acredito que, a cada ano, temos diferentes oportunidades com diferentes experiências, com diferentes
Marina Marmentini | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que já sabemos sobre o assunto? O que queremos saber?

Expedição Investigativa

No dia 28 de março de 2018, a turma do 8º. Ano, acompanhada pelo professor Alcir Luiz Munaro, foi até o município de Itá para conhecer a Usina Hidrelétrica de Itá e aprender como a mesma funciona. Tiveram a oportunidade de conhecer vários ambientes da mesma e fazer várias perguntas esclarecendo assim, as curiosidades de cada um. Foram acompanhados pelo guia da empresa que explicava em detalhes cada departamento e falou sobre questões relacionadas ao relocação de moradores e meio ambiente Os alunos estavam muito interessados e ficaram satisfeitos com as respostas dadas. Assistiram a vários vídeos explicativos sobre os projetos de reconstrução da natureza. No mesmo dia, conheceram a “Trilha do Serelepe”, local onde há diversas plantas nativas e animais que devem ser respeitados e preservados pelos visitantes. Como segunda atividade, os professores trabalharam com os alunos as questões:

Objetivos

Avaliar e qualificar os impactos provocados pela ação humana, na construção de barragens e usinas, principalmente, hidrelétricas que envolvem uma grande área atingida provocando assim mudanças climáticas globais sobre as principais comunidades atingidas por tais construções.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos do 8º. Ano da Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Leme; professores, Alcir Luiz Munaro e Rejane Copercini Scariot; secretaria municipal de educação e demais pessoas da escola.

Articulação com o currículo

Durante o período foram feitos trabalhos de leitura, compreensão e interpretação de texto, relatórios orais e escritos, cálculos envolvendo porcentagem e gráficos, meio ambiente, impactos sociais e naturais.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Leme

Diretor
Odacir Vanzetto

Turma
: 8º Ano

Número de alunos
9

Educadores
Rejane Copercini Scariot Alcir Luiz Munaro

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Barra do Rio Azul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE BARRA DO RIO AZUL

Apoiadores
Secretaria da Educação, Sicredi

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU-Assessor Jean Zimerman
Participar deste projeto foi muito gratificante. A cada ano que passa podemos perceber mais interesse em desenvolver um bom trabalho. Neste ano, especialmente, fiquei muito feliz com os resultados. A maneira como os alunos se dedicaram e se esforçaram ao realizar as pesquisas e apresentações não deixaram a desejar. Pude notar que os conhecimentos adquiridos sobre fontes de energia não serão facilmente esquecidos.
Rejane Copercini Scariot | Professor(a)