CONHECENDO A SI E O MUNDO POR MEIO DE CANTIGAS
“ O PROJETO A UNIÃO FAZ A VIDA VEM AO ENCONTRO COM UM DOS GRANDES OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, A FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA. O TRABALHO REALIZADO COM O PROJETO TEVE BRINCADEIRAS PARA AS CRIANÇAS, TEATROS E FOI POSSÍVEL PERCEBER O ENCANTAMENTO E A CURIOSIDADE ESTAMPADO NO ROSTO DE CADA CRIANÇA. FORAM TRABALHADOS TEMAS COMO COOPERAÇÃO, DIVERSIDADE, RESPEITO, DIÁLOGO, ENTRE OUTROS, FUNDAMENTAIS A FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS, PRINCIPALMENTE NESSA FAIXA ETÁRIA QUE ENVOLVE A EDUCAÇÃO INFANTIL. A CADA PROPOSTA VIA-SE A ALEGRIA DAS CRIANÇAS E O INTERESSE.
MÃE DA HELENA - MARCELA PEDROSO DE CAMARGO. | responsável
Pergunta Exploratória
• “Qual a reação das crianças diante dos elementos musicais? ”
Expedição Investigativa
Para dar início ao projeto, elegemos a boa pergunta: “Qual a reação das crianças diante dos elementos musicais?” como questão fundamental a ser respondida durante a expedição investigativa.
Realizamos a expedição no dia 02/07/2018, logo no início do período. Enquanto organizávamos o espaço, a professora Renata chegou na sala trazendo o violão. As crianças já se mostraram interessadas, se aproximando para observar e tocar. Assim que começamos a cantar músicas, algumas crianças já se posicionaram para fazer roda, pegaram na mão e assim cantamos e dançamos algumas músicas.
Organizamos o espaço externo que fica em frente à sala, o qual chamamos de “escadinha”. Desde o início as crianças demonstraram interesse por esse local, por isso optamos por realizar a expedição nesse espaço. Distribuímos instrumentos musicais de brinquedos, como baterias e chocalhos;
Objetivos
• Estimular o desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo e sensível por meio de experiências musicais significativas.
• Ouvir e reproduzir sons com o corpo.
• Ouvir sons de instrumentos musicais e objetos diversos.
• Brincar com a música assumindo diferentes papéis.
• Estabelecer vínculos afetivos, por meio do toque e abraço.
• Vivenciar histórias e brincadeiras cantadas.
• Imitar sons vocálicos, reproduzindo onomatopeias e sons dos animais.
• Ouvir músicas que lhe chame pelo nome e estimule a expressão verbal.
• Construir instrumentos musicais, utilizando-os para interpretação e produção musical.
• Escutar sons do entorno e estar atento ao silencio.
• Acompanhar músicas com gestos e dançar ao som de ritmos diversos.
• Escutar e fazer apreciação de músicas de diversos estilos, por meio da audição de CDs, DVDs, rádio entre outros.
• Desenvolver a percepção auditiva através de cantigas.
Comunidade de Aprendizagem
RENATA MIRANDA DE ARAÚJO
ROBERTA FRANCIELLI
VERA LUCI LISBOA
Articulação com o currículo
1. Ouvir e reproduzir sons com o corpo;
2. Ouvir sons de instrumentos musicais e objetos diversos;
3. Brincar com a música assumindo diferentes papéis;
4. Estabelecer vínculos afetivos, por meio do toque e abraço;
5. Vivenciar histórias e brincadeiras cantadas;
6. Imitar sons vocálicos, reproduzindo onomatopeias e sons dos animais;
7. Ouvir músicas que lhe chame pelo nome e estimule a expressão verbal;
8. Construir instrumentos musicais, utilizando-os para interpretação e produção musical;
9. Escutar sons do entorno e estar atento ao silencio;
10. Acompanhar músicas com gestos e dançar ao som de ritmos diversos;
11. Escutar e fazer apreciação de músicas de diversos estilos, por meio da audição de CDs, DVDs, rádio entre outros;
12. Desenvolver a percepção auditiva através de cantigas;
13. Desenvolver percepções auditivas, visuais e táteis;
14. Conhecer Recursos tecnológicos e midiáticos;
15. Estimular os cinco sentidos, movimento e diferentes posturas corporais;
16. Atribuir sentido ao