Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

CONHECENDO A SI E O MUNDO POR MEIO DE CANTIGAS O PROJETO A UNIÃO FAZ A VIDA VEM AO ENCONTRO COM UM DOS GRANDES OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, A FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA. O TRABALHO REALIZADO COM O PROJETO TEVE BRINCADEIRAS PARA AS CRIANÇAS, TEATROS E FOI POSSÍVEL PERCEBER O ENCANTAMENTO E A CURIOSIDADE ESTAMPADO NO ROSTO DE CADA CRIANÇA. FORAM TRABALHADOS TEMAS COMO COOPERAÇÃO, DIVERSIDADE, RESPEITO, DIÁLOGO, ENTRE OUTROS, FUNDAMENTAIS A FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS, PRINCIPALMENTE NESSA FAIXA ETÁRIA QUE ENVOLVE A EDUCAÇÃO INFANTIL. A CADA PROPOSTA VIA-SE A ALEGRIA DAS CRIANÇAS E O INTERESSE.
MÃE DA HELENA - MARCELA PEDROSO DE CAMARGO. | responsável
Pergunta Exploratória

• “Qual a reação das crianças diante dos elementos musicais? ”

Expedição Investigativa

Para dar início ao projeto, elegemos a boa pergunta: “Qual a reação das crianças diante dos elementos musicais?” como questão fundamental a ser respondida durante a expedição investigativa.
Realizamos a expedição no dia 02/07/2018, logo no início do período. Enquanto organizávamos o espaço, a professora Renata chegou na sala trazendo o violão. As crianças já se mostraram interessadas, se aproximando para observar e tocar. Assim que começamos a cantar músicas, algumas crianças já se posicionaram para fazer roda, pegaram na mão e assim cantamos e dançamos algumas músicas.
Organizamos o espaço externo que fica em frente à sala, o qual chamamos de “escadinha”. Desde o início as crianças demonstraram interesse por esse local, por isso optamos por realizar a expedição nesse espaço. Distribuímos instrumentos musicais de brinquedos, como baterias e chocalhos;

Objetivos

• Estimular o desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo e sensível por meio de experiências musicais significativas.
• Ouvir e reproduzir sons com o corpo.
• Ouvir sons de instrumentos musicais e objetos diversos.
• Brincar com a música assumindo diferentes papéis.
• Estabelecer vínculos afetivos, por meio do toque e abraço.
• Vivenciar histórias e brincadeiras cantadas.
• Imitar sons vocálicos, reproduzindo onomatopeias e sons dos animais.
• Ouvir músicas que lhe chame pelo nome e estimule a expressão verbal.
• Construir instrumentos musicais, utilizando-os para interpretação e produção musical.
• Escutar sons do entorno e estar atento ao silencio.
• Acompanhar músicas com gestos e dançar ao som de ritmos diversos.
• Escutar e fazer apreciação de músicas de diversos estilos, por meio da audição de CDs, DVDs, rádio entre outros.
• Desenvolver a percepção auditiva através de cantigas.

Comunidade de Aprendizagem

RENATA MIRANDA DE ARAÚJO
ROBERTA FRANCIELLI
VERA LUCI LISBOA

Articulação com o currículo

1. Ouvir e reproduzir sons com o corpo;
2. Ouvir sons de instrumentos musicais e objetos diversos;
3. Brincar com a música assumindo diferentes papéis;
4. Estabelecer vínculos afetivos, por meio do toque e abraço;
5. Vivenciar histórias e brincadeiras cantadas;
6. Imitar sons vocálicos, reproduzindo onomatopeias e sons dos animais;
7. Ouvir músicas que lhe chame pelo nome e estimule a expressão verbal;
8. Construir instrumentos musicais, utilizando-os para interpretação e produção musical;
9. Escutar sons do entorno e estar atento ao silencio;
10. Acompanhar músicas com gestos e dançar ao som de ritmos diversos;
11. Escutar e fazer apreciação de músicas de diversos estilos, por meio da audição de CDs, DVDs, rádio entre outros;
12. Desenvolver a percepção auditiva através de cantigas;
13. Desenvolver percepções auditivas, visuais e táteis;
14. Conhecer Recursos tecnológicos e midiáticos;
15. Estimular os cinco sentidos, movimento e diferentes posturas corporais;
16. Atribuir sentido ao


Ficha Técnica
Escola
CMEI VANDERLAINE APARECIDA RODRIGUES RIBEIRO

Turma
C1

Número de alunos
17

Educadores
ALDINÉIA SILVA GORDO ANTUNES
ALINE RODRIGUES DA SILVA

Estado
Paraná

Município
Londrina

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LONDRINA SANTOS DUMONT

Apoiadores
RENATA MIRANDA DE ARAÚJO
ROBERTA FRANCIELLI
VERA LUCI LISBOA
KEILA C. GOMES TOMELÉRI
MEIRIANI MARTINS DE BORTOLO

“A escolha do projeto Cantigas surgiu a partir do interesse das crianças, e com o passar dos dias notamos que foi a escolha certa. A turma se mostrou muito participativa em todas as experiências e o momento de cantar e dançar se tornou parte da rotina. Além disso, é notável o desenvolvimento de todas as crianças, até mesmo as menores. Hoje ouvimos algumas delas cantarem até enquanto brincam, no momento em que estão distraídas, e isso é muito gratificante! ”

- Aldinéia (Professora)
ALDINÉIA SILVA GORDO ANTUNES | Professor(a)