Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Projeto Planetário
Pergunta Exploratória

O que vimos no Planetário

Expedição Investigativa

TERRITÓRIO: Planetário e observatório de Londrina . Rua Benjamin Constant, 800 - Centro, Londrina - PR, 86010-350.
METODOLOGIA: Observar, perguntar e interagir com o espaço e com comunidade de aprendizagem envolvida com o funcionamento do espaço

Objetivos

OBJETIVO DA EXPEDIÇÃO: A expedição tem por objetivo promover inquietudes e estimular a capacidade de observação e investigação dos alunos. Visando a promoção de um estudo pautado em elementos presentes no espaço onde a investigação acontece.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos de física da Universidade Estadual de Londrina

Articulação com o currículo

A proposta deve desenvolver atividades relacionadas ao tema em todos os campos de experiência previstos no currículo da educação infantil de Londrina. Sendo eles:
 Mundo Social
Saberes (conteúdos): Profissões diversas, aspectos do mundo do trabalho. Função social de objetos (ligados à investigação cientifica/ astronomia e outros). Espaços e locais de produção de conhecimento cientifico astronômico.
 Saberes sobre Si e sobre o outro
Saberes (conteúdos): Atitude de iniciativa, participação e capacidade de argumentação. Atitude de escuta, respeito ao espaço e a opinião e diversidade de pensamentos. Identidade, convivência e direito. Estratégia de negociação pelo uso de dialogo.
 Mundo físico e natural
Saberes (conteúdos): Cinco sentidos; movimento, inercia, magnetismo, atrito, flutuação, equilíbrio e força; fenômenos físicos; atuação sobre objetos e reações físicas; pesquisa cientifica, fontes de pesquisa, métodos de pesquisa. Fenômenos da natureza: sol, chuva, buraco negro etc.


Ficha Técnica
Escola
Municipal Professora Vilma Rodrigues Romero

Turma
Pré 5

Número de alunos
19

Educadores
Heloísa Poças
Katia Monteiro

Estado
Paraná

Município
Londrina

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LONDRINA TIRADENTES

Apoiadores
Alunos de física da Universidade Estadual de Londrina

Com o envolvimento da escola com o projeto A União faz a vida, algumas alterações aconteceram à metodologia, como o agregar a comunidade de maneira mais intensa a proposta.
Particularmente acredito que o trabalho promovido pelo projeto é o melhor e mais significativo caminho para se promover a construção de conhecimentos na atualidade. Principalmente se considerarmos que nossa legislação educacional tem caminhado para a defesa de uma educação que é totalmente ligada a proposta de trabalho orientada pelo projeto. Tem o aluno como sujeito ativo de seu processo de aprendizagem e os questionamentos e curiosidades como combustíveis na busca por conhecimentos.
Jessica Graziele Valeriana Vilme | Professor(a)