O Encantado Mundo Das Histórias.
“ No decorrer desse ano notamos que a Anna Clara se desenvolveu bastante, observamos que sua capacidade de se comunicar cresceu muito, ela nos conta tudo que acontece no CMEI e sabe o nome de todos os amiguinhos e educadoras. Também notamos que está aprendendo a compartilhar os brinquedos e pertences com as outras pessoas, além de cantar diversas músicas infantis e fazer as coreografias tudo bem certinho. Isso tudo é muito gratificante para mim e agradeço as educadoras que possibilitaram esse grande avanço para a Anna Clara.
Ana Paula Tomas Mira. | responsável
Pergunta Exploratória
Como Desenvolver o Prazer Pela Leitura?
Expedição Investigativa
No dia 13/09/2018, duas estagiárias do curso de pedagogia da Unipar, vieram contar uma história para a turma. enfeitamos parte do refeitório; durante a contação as crianças demonstraram seu encantamento de diversas formas, por meio das expressões, atenção e interação com as educadoras, estagiárias e com os demais coleguinhas, evidenciando assim, a importância da contação de histórias, como instrumento de desenvolvimento e interação.
Objetivos
Aumentar o encantamento pela leitura;
Despertar a atenção e concentração;
Estimular e desenvolver a criatividade.
Comunidade de Aprendizagem
Como as crianças podem explorar o mundo do faz de conta?
No dia 27/09/2018 vieram dois estudantes de pedagogia da Universidade Estadual de Maringá- Uem- CRC e encenaram a história “o sapo e a princesa”, onde foram todos para o refeitório assistir a peça.
Na história a princesa de um reino distante adorava brincar no lago com sua bola, mas um dia a bola caiu dentro da água, um sapo que estava por ali disse que poderia tirar a bola do lago, se ela lhe desse um beijo, a princesa concordou, mas logo que o sapo tirou a bola, a princesa fugiu para casa, porém o que a princesa fez foi errado e ela perguntou para as crianças se deveria mesmo beijar o sapo, todos concordaram que deveria, então a princesa beijou o sapo e no mesmo momento o sapo se transformou num príncipe, ele estava enfeitiçado e voltou a sua forma real.
Articulação com o currículo
o Identidade e Autonomia:
- Escolha de brinquedos, objetos e espaço para brincar,
- Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro.
o Movimento:
- Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
o Música:
- Exploração, expressão e dança.
o Artes Visuais:
- Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artísticas.
o Linguagem Oral e Escrita:
- Uso da linguagem oral para conversar, relatar suas vivencias e expressar desejos,vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações apresentadas em seu cotidiano.