VAMOS BRINCAR?
Pergunta Exploratória
O que as pessoas fazem aqui? Como as pessoas brincam neste lugar?
Expedição Investigativa
Dia 15 de agosto fomos a um passeio na praça pública da cidade vizinha, Travesseiro. O objetivo principal foi brincar, explorar tudo que estivesse ao redor de forma livre.
Objetivos
• Desenvolver as habilidades de coordenação motora, motricidade ampla e noção espacial, através da exploração dos mais diversos brinquedos e brincadeiras disponíveis ao longo do projeto;
• Exercitar a criatividade e atenção durante o processo de construção de brinquedos, além do incentivo ao uso consciente e materiais alternativos e recicláveis em conjunto com os pais;
• Trabalhar em cooperação com pais e comunidade, a importância do brincar no desenvolvimento infantil, resgatando brincadeiras antigas e trazendo de volta o senso crítico em relação aos “brinquedos tecnológicos”;
• Observar que ao nosso redor temos muitas opções e ferramentas que podem se tornar um brinquedo ou uma brincadeira, basta exercitar a criatividade e a imaginação.
Comunidade de Aprendizagem
Pais dos alunos, compartilhando através de áudios enviados pela whatsapp contando de que brincavam quando pequenos, participação na construção de dois bonecos de pano (cada família fez uma parte do boneco);
Comunidade aos arredores, prefeitura municipal, atendendo ao nosso pedido de construção de uma praça em frente à escola com os mais diversos brinquedos.
Articulação com o currículo
• Formação pessoal e social:
• Cooperação e solidariedade; Responsabilidade; Valores; Coletividade e coleguismo; Comunicação e expressão; Atenção e compreensão;
• Movimento: Motricidade fina: pintar, recortar, dobrar, modelar, amassar; Motricidade ampla: coordenação, ritmo, flexibilidade, relaxamento;
• Música: Oralidade; Participação; Expressão corporal; Criatividade;
• Artes: Curiosidade; Pintura; Reprodução; Recortes; Desenhos;
• Linguagem oral e escrita: Escuta e atenção; Ludicidade; Linguagem expressiva; Imaginação;
• Natureza e sociedade: Sustentabilidade; Valorização do meio ambiente; Diferenças sociais;
• Matemática: Contagem oral; Comparação.