Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

VAMOS BRINCAR?
Pergunta Exploratória

O que as pessoas fazem aqui? Como as pessoas brincam neste lugar?

Expedição Investigativa

Dia 15 de agosto fomos a um passeio na praça pública da cidade vizinha, Travesseiro. O objetivo principal foi brincar, explorar tudo que estivesse ao redor de forma livre.

Objetivos

• Desenvolver as habilidades de coordenação motora, motricidade ampla e noção espacial, através da exploração dos mais diversos brinquedos e brincadeiras disponíveis ao longo do projeto;
• Exercitar a criatividade e atenção durante o processo de construção de brinquedos, além do incentivo ao uso consciente e materiais alternativos e recicláveis em conjunto com os pais;
• Trabalhar em cooperação com pais e comunidade, a importância do brincar no desenvolvimento infantil, resgatando brincadeiras antigas e trazendo de volta o senso crítico em relação aos “brinquedos tecnológicos”;
• Observar que ao nosso redor temos muitas opções e ferramentas que podem se tornar um brinquedo ou uma brincadeira, basta exercitar a criatividade e a imaginação.

Comunidade de Aprendizagem

Pais dos alunos, compartilhando através de áudios enviados pela whatsapp contando de que brincavam quando pequenos, participação na construção de dois bonecos de pano (cada família fez uma parte do boneco);
Comunidade aos arredores, prefeitura municipal, atendendo ao nosso pedido de construção de uma praça em frente à escola com os mais diversos brinquedos.

Articulação com o currículo

• Formação pessoal e social:
• Cooperação e solidariedade; Responsabilidade; Valores; Coletividade e coleguismo; Comunicação e expressão; Atenção e compreensão;
• Movimento: Motricidade fina: pintar, recortar, dobrar, modelar, amassar; Motricidade ampla: coordenação, ritmo, flexibilidade, relaxamento;
• Música: Oralidade; Participação; Expressão corporal; Criatividade;
• Artes: Curiosidade; Pintura; Reprodução; Recortes; Desenhos;
• Linguagem oral e escrita: Escuta e atenção; Ludicidade; Linguagem expressiva; Imaginação;
• Natureza e sociedade: Sustentabilidade; Valorização do meio ambiente; Diferenças sociais;
• Matemática: Contagem oral; Comparação.


Ficha Técnica
Escola
EMEI BRILHO DE INFÂNCIA

Turma
NÍVEL III B - Educação Infantil

Número de alunos
18

Educadores
Kelly Legramanti Ludwig

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Marques de Souza

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO RS/MG

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MARQUES DE SOUZA

Apoiadores
Comunidade Escolar

“Num primeiro momento, durante a reunião de pais, ouvindo seus relatos de quando eram pequenos e de como exploravam o mundo lá fora, parei para pensar qual é o motivo que justifica o seu filho não poder explorar a mesma coisa, e poder ter essa vivência, se os olhos dizem claramente como foi gratificante. A proposta de trazer dos pais um pouco do que brincavam podendo mostrar aos filhos, crianças, que é preciso muito pouco para brincar, foi a proposta deste trabalho. Que de uma garrafa pet pode-se fazer um vai e vem, que de uma meia velha possa surgir uma bola incrível, para a qual eu posso escolher o tamanho. Acredito que meu objetivo principal foi atingido. Agora resta a cada um e cada uma avaliar o que de fato é importante para o dia a dia dos meus filhos, a tecnologia que favorece o meu banho tranquilo, ou aquela roupa imunda a ser lavada no tanque do dia em que choveu e tomamos banho