Mundo Animal: Que bicho é esse?
“ Lindos.. Parabéns às profes e à diretora da escola...Trabalho lindo cada vez surpreendem mais .... Ensinam muitas coisas boas a nossos filhos... Parabéns que continuem assim.
Mãe Maiara Vilasboa | responsável
Pergunta Exploratória
Quem é esse animal? Qual o som que ele faz? Vamos descobrir....
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu no dia 11 de setembro, até um sitio próximo à escola, onde as crianças puderam ter contato com os animais do local. Também, em um segundo momento, as crianças foram levadas até a área externa da escola para que pudessem observar um cavalo e um cachorro que estava amarrado próximo da cerca. Elas demonstraram muito interesse pelos animais, querendo se aproximar e ter contato com eles. A partir destas vivências foi possível perceber que o projeto dos animais seria um tema que interessaria aos alunos e contribuiria para suas aprendizagens.
Objetivos
Este projeto teve por objetivo explorar o mundo animal através da observação de imagens, sons, do contato com os animais, identificando caraterísticas e instigando cada vez mais a curiosidade que as crianças já demonstravam, auxiliando e cooperando com seu desenvolvimento.
Comunidade de Aprendizagem
Os articuladores da comunidade foram os proprietários do sítio, que nos auxiliaram na expedição, recebendo os alunos em sua residência, assim como também tivemos a colaboração de pessoas da comunidade próximas à escola que auxiliaram no transporte e no passeio. Ainda tivemos participação das famílias, enviando fotos das crianças com seus animais de estimação, nos mostrando assim o que eles já conheciam.
Articulação com o currículo
Movimento: explorar o andar dos animais,
Percepção auditiva: reproduzir o som dos animais através de cantos, dvd, imitação;
Música: Interagir através de músicas, seja cantando, através de sons, estimulando a fala;
Matemática: contar quantos animais vimos, as partes do corpo do animal (quantos olhos, nariz, boca, patas eles tem)
Artes: criatividade a partir da exploração de tinta, observação de livros e figuras.