Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

UNIDOS POR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ESTE PROJETO É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, POIS HOJE ESTAMOS NA ERA DOS PRODUTOS EMBALADOS E PODER PROPORCIONAR AS CRIANÇAS CONHECER A FORMA , COR E GOSTO DOS ALIMENTO É MUITO IMPORTANTE. COM ESSA AÇÃO AS CRIANÇAS VÃO APRENDER A COMER OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS DE FORMA DIVERTIDA E COM ISSO ESTIMULA O CONSUMO DENTRO DE CASA. SEMPRE PROCURAMOS MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DENTRO DE CASA E COM ESSE PROJETO TENHO CERTEZA QUE POSSIBILITARÁ AO MEU FILHO CONHECER NOVOS ALIMENTOS QUE PODEMOS INTRODUZIR NA SUA ALIMENTAÇÃO.
JOSIANE APARECIDA SOUZA R. ISHII | responsável
Pergunta Exploratória

QUAL A SUA SENSAÇÃO

Expedição Investigativa

PRIMEIRAMENTE PEDIMOS ÀS COZINHEIRAS QUE COZINHASSEM O MACARRÃO E COLOCASSEM EM UMA BANDEJA E EM SEGUIDA COLOCAMOS O MACARRÃO CRU EM OUTRA. INICIAMOS A NOSSA EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA COM AS CRIANÇAS NO REFEITÓRIO. DURANTE A EXPEDIÇÃO AS CRIANÇAS TIVERAM REAÇÕES DIVERSAS: PRIMEIRO DEMOS O MACARRÃO CRU PARA VER A REAÇÃO DELAS. AS CRIANÇAS PEGARAM, COLOCARAM NA BOCA, MAS NÃO HOUVE INTERESSE EM COMER, APENAS BRINCARAM COM O ALIMENTO. EM SEGUIDA COLOCAMOS O MACARRÃO COZIDO. QUANDO ELAS PERCEBERAM QUE PODIAM COMER, NÃO PARARAM MAIS E COMERAM TUDO.

Objetivos

 PROPORCIONAR AS CRIANÇAS CONDIÇÕES PARA O CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS, CONTRIBUINDO PARA HÁBITOS SAUDÁVEIS DE FORMA ATRAENTE, LÚDICA E EDUCATIVA;

 PROMOVER ATIVIDADES QUE ESTIMULEM E PERMITAM UM CONTATO DIRETO E INDIRETO DAS CRIANÇAS COM DIVERSOS ALIMENTOS MANIFESTANDO CURIOSIDADE E INTERESSE;

 ESTIMULAR A NECESSIDADE DE TORNAR A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL UM HÁBITO DIÁRIO, PROMOVENDO UMA ALIMENTAÇÃO COMPLETA, QUE VÁ SUPRIR AS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DAS CRIANÇAS;

 ESTIMULAR A IDENTIFICAR CORES, TEXTURAS E OS DIFERENTES SABORES DOS ALIMENTOS;

Comunidade de Aprendizagem

FOMOS ATÉ A COZINHA REGISTRAR AS COZINHEIRAS PREPARANDO OS ALIMENTOS. FOI UM MOMENTO MUITO ESPECIAL PARA AS CRIANÇAS, POIS ERA UM AMBIENTE QUE ELAS NUNCA TINHAM VISITADO. A COZINHEIRA MARLI FOI APRESENTANDO E EXPLICANDO A FORMA QUE CADA ALIMENTO ERA PREPARADO E AS CRIANÇAS OBSERVAVAM ATENTAMENTE TUDO QUE HAVIA A SUA VOLTA DEMONSTRANDO GOSTO PELA ATIVIDADE APRESENTADA.

Articulação com o currículo

ANÁLISE DO CURRÍCULO

ÁREA DO CONHECIMENTO: NATUREZA E SOCIEDADE
ÂMBITO DE EXPERIÊNCIA CONHECIMENTO DE MUNDO
EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE
DEMAIS EIXOS CONTEMPLADOS PELO PROJETO
 LINGUAGEM ORAL;
 LINGUAGEM ESCRITA;
 IDENTIDADE E AUTONOMIA;
 MUSICA;
 MOVIMENTO;
 ARTES VISUAIS;
 MATEMÁTICA;


Ficha Técnica
Escola
CMEI AIDÊ EUGÊNIO BIAZZI

Turma
BERÇÁRIO II

Número de alunos
15

Educadores
SILVANA MARTA AUGUSTO ANIBAL
LUCIANA LIMA

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
DAIANE GALHARDO

TRABALHAR O PROGRAMA A UNIÃO FAZ VIDA, NOS PROPORCIONOU A REALIZAR UM TRABALHO EM CONJUNTO COM A COOPERATIVA SICREDI, ONDE FOI DESENVOLVIDO O PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. ESSE PROGRAMA CONTRIBUI A VIVENCIAR ATITUDES E VALORES DE COOPERAÇÃO, QUE VISA FORMAR CIDADÃOS CAPAZES DE EMPREENDER E CONSTRUIR COLETIVAMENTE. FOI GRATIFICANTE O PROJETO, POIS NÓS PRESENCIAMOS A UNIÃO ENTRE AS CRIANÇAS, AS PROFESSORAS, COZINHEIRAS, PAIS E DIREÇÃO. TRABALHAMOS COM A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E O RESULTADO FOI SURPREENDENTE, TRAZENDO A AQUISIÇÃO DE NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES.
SILVANA ANIBAL / LUCIANA LIMA | Professor(a)