UNIDOS POR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
“ ESTE PROJETO É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, POIS HOJE ESTAMOS NA ERA DOS PRODUTOS EMBALADOS E PODER PROPORCIONAR AS CRIANÇAS CONHECER A FORMA , COR E GOSTO DOS ALIMENTO É MUITO IMPORTANTE. COM ESSA AÇÃO AS CRIANÇAS VÃO APRENDER A COMER OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS DE FORMA DIVERTIDA E COM ISSO ESTIMULA O CONSUMO DENTRO DE CASA. SEMPRE PROCURAMOS MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DENTRO DE CASA E COM ESSE PROJETO TENHO CERTEZA QUE POSSIBILITARÁ AO MEU FILHO CONHECER NOVOS ALIMENTOS QUE PODEMOS INTRODUZIR NA SUA ALIMENTAÇÃO.
JOSIANE APARECIDA SOUZA R. ISHII | responsável
Pergunta Exploratória
QUAL A SUA SENSAÇÃO
Expedição Investigativa
PRIMEIRAMENTE PEDIMOS ÀS COZINHEIRAS QUE COZINHASSEM O MACARRÃO E COLOCASSEM EM UMA BANDEJA E EM SEGUIDA COLOCAMOS O MACARRÃO CRU EM OUTRA. INICIAMOS A NOSSA EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA COM AS CRIANÇAS NO REFEITÓRIO. DURANTE A EXPEDIÇÃO AS CRIANÇAS TIVERAM REAÇÕES DIVERSAS: PRIMEIRO DEMOS O MACARRÃO CRU PARA VER A REAÇÃO DELAS. AS CRIANÇAS PEGARAM, COLOCARAM NA BOCA, MAS NÃO HOUVE INTERESSE EM COMER, APENAS BRINCARAM COM O ALIMENTO. EM SEGUIDA COLOCAMOS O MACARRÃO COZIDO. QUANDO ELAS PERCEBERAM QUE PODIAM COMER, NÃO PARARAM MAIS E COMERAM TUDO.
Objetivos
PROPORCIONAR AS CRIANÇAS CONDIÇÕES PARA O CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS, CONTRIBUINDO PARA HÁBITOS SAUDÁVEIS DE FORMA ATRAENTE, LÚDICA E EDUCATIVA;
PROMOVER ATIVIDADES QUE ESTIMULEM E PERMITAM UM CONTATO DIRETO E INDIRETO DAS CRIANÇAS COM DIVERSOS ALIMENTOS MANIFESTANDO CURIOSIDADE E INTERESSE;
ESTIMULAR A NECESSIDADE DE TORNAR A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL UM HÁBITO DIÁRIO, PROMOVENDO UMA ALIMENTAÇÃO COMPLETA, QUE VÁ SUPRIR AS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DAS CRIANÇAS;
ESTIMULAR A IDENTIFICAR CORES, TEXTURAS E OS DIFERENTES SABORES DOS ALIMENTOS;
Comunidade de Aprendizagem
FOMOS ATÉ A COZINHA REGISTRAR AS COZINHEIRAS PREPARANDO OS ALIMENTOS. FOI UM MOMENTO MUITO ESPECIAL PARA AS CRIANÇAS, POIS ERA UM AMBIENTE QUE ELAS NUNCA TINHAM VISITADO. A COZINHEIRA MARLI FOI APRESENTANDO E EXPLICANDO A FORMA QUE CADA ALIMENTO ERA PREPARADO E AS CRIANÇAS OBSERVAVAM ATENTAMENTE TUDO QUE HAVIA A SUA VOLTA DEMONSTRANDO GOSTO PELA ATIVIDADE APRESENTADA.
Articulação com o currículo
ANÁLISE DO CURRÍCULO
ÁREA DO CONHECIMENTO: NATUREZA E SOCIEDADE
ÂMBITO DE EXPERIÊNCIA CONHECIMENTO DE MUNDO
EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE
DEMAIS EIXOS CONTEMPLADOS PELO PROJETO
LINGUAGEM ORAL;
LINGUAGEM ESCRITA;
IDENTIDADE E AUTONOMIA;
MUSICA;
MOVIMENTO;
ARTES VISUAIS;
MATEMÁTICA;