Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

LAGARTAS Gostei muito do projeto, e também descobri que as lagartinhas comem bastante folhas, depois dormem no casulo e viram borboletas. E algumas lagartas fazem mal para as pessoas. Adorei realizar as atividades e aprender sobre os números.
MIKAELLY LEONARDO FONTES | aluno(a)
Na minha opinião, o projeto ensina nossos filhos sobre coisas que muitas vezes não damos importância, como ter responsabilidade com a natureza. Também dá oportunidade para as crianças de terem muitas experiências. Minha filha se encantou com tudo. Fiquei muito feliz em saber que ela tem uma capacidade de falar em público, pude acompanhar ela durante a feira do conhecimento. O projeto além de ensinar a cuidar da natureza também nos alerta para cuidarmos melhor dela.
FRANCYANNE LEONARDO BESERRA FONTES | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história ERAM 10 LAGARTOS?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da HISTÓRIA ERAM 10 LAGARTOS.

Objetivos

Identificar quantidades e suas respectivas representações numéricas e as características dos diferentes elementos presentes no contexto literário.

Comunidade de Aprendizagem

FRANCIELE DO NASCIMENTO _ Bióloga

Articulação com o currículo

Considerando que o conhecimento matemático não se constitui num conjunto de fatos a serem memorizados, que aprender números é mais do que contar e que as ideias matemáticas que as crianças aprendem na Educação Infantil serão de grande importância para a vida escolar e cotidiana, o projeto foi potencializado. Com foco na linguagem matemática o território da expedição foi escolhido, mas, como o processo de escolha do tema versou sobre os interesses e curiosidades das crianças, a decisão foi LAGARTOS. Para dar conta das curiosidades das crianças, que eram várias, a professora Cida contou com o apoio da Comunidade de Aprendizagem que, no entrelaçar das perguntas feitas pela turma, tornou as experiências na escola mais significativas. O projeto fortaleceu o diálogo entre as diferentes áreas mas se constituiu campo de estudo das Ciências Naturais, pois o centro de atenção das crianças focou no animal escolhido.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática, onde todas as crianças tiveram oportunidade de votar no tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
CME Fausto Eugênio Masson

Turma
Pré II B

Número de alunos
25

Educadores
Maria Aparecida de Jesus Vicente

Estado
Mato Grosso

Município
Tangará da Serra

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TANGARA DA SERRA

Apoiadores
PAULA CORREIA FRANCHINI BRITO
WEILA FERNANDA FONSECA DOS REIS SOUZA
SULINEIDY DALLABONA
FATIMA BRITO

Depois de vários projetos trabalhados, pude comprovar a importância do programa em nossa escola, cada nova expedição são novas experiências, não é uma metodologia repetitiva, sem graça, pelo contrário quanto mais atividades se realiza, mais vão surgindo outras. E o importante é que as crianças, como protagonistas, são quem ajudam e decidem o que querem aprender!