Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

AS CORUJAS Eu gostei de aprender sobre as corujas, o tio que veio na escola falou que elas gostam de sair para comer durante à noite.
Sophia Antunes dos Santos | aluno(a)
Sou a mãe da Sophia, ela e os outros alunos aprenderam sobre a coruja. Com a ida do Biólogo, elas puderam tirar suas dúvidas e aprender mais. Eu gostei muito do projeto, desejo que ele continue. Parabéns para todos que participaram. Parabéns professora Cida, pessoas como você são capazes de mudar o mundo, pois este tipo de aprendizagem deixa uma grande sabedoria para nossos pequenos.
Luciana Antunes dos Santos (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história e observar o que acontece?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da História "UMA JOANINHA DIFERENTE".

Objetivos

Desenvolver a convivência, a aceitação do outro e a autonomia na construção das atividades cotidianas.

Comunidade de Aprendizagem

Hugo Leonardo Moreno dos Santos. (Biólogo)

Articulação com o currículo

O trabalho com o Campo de Experiências o "eu", o "outro" e o "nós", investe no desenvolvimento de situações que possibilitem a convivência, a harmonia, o reconhecimento de si e do outro. Neste sentido, o projeto foi desenvolvido e partiu de uma literatura infantil como Expedição Investigativa. Vários elementos da expedição foram identificados e, a mesma foi explorada de maneira pedagógica. Mas, no momento de escolher o tema, as crianças optaram pelas CORUJAS. Com o tema, o Campo de Experiencia mencionado dialogou com outros campos e, diferentes vivências foram construídas. Uma delas foi a visita do biólogo Hugo, que respondeu às curiosidades, necessidades e interesses das crianças relacionado ao tema do projeto. O projeto dialogou com a Comunidade de Aprendizagem e, se intensificou nos lares das crianças pois todas elas comentavam em casa sobre o tema escolhido pela turma de forma participativa.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de maneira democrática e a estratégia utilizada foi a votação por imagens.

Ficha Técnica
Escola
CME Fausto Eugênio Masson

Turma
PRÉ II B

Número de alunos
26

Educadores
Maria Aparecida de Jesus Vicente

Estado
Mato Grosso

Município
Tangará da Serra

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TANGARA DA SERRA

Apoiadores
PAULA CORREIA FRANCHINI BRITO
WEILA FERNANDA FONSECA DOS REIS SOUZA
SULINEIDY DALLABONA
FATIMA BRITO

É o meu segundo ano trabalhando com o programa e estou cada vez mais encantada. Cada novo projeto são novas descobertas. Aprendo tanto quanto as crianças. E me surpreendo mais a cada dia. Este ano trabalhei com a mesma historinha do ano passado, achei que ia ser igual, mas as crianças me surpreenderam escolhendo outro tema. Cada turma tem uma característica diferente, então é normal que tenham outras curiosidades. Eles tinham muita curiosidade em aprender sobre as corujas pois aqui na escola moram um casal de corujas, embora elas não tenham aparecido ultimamente. Porém, o Biólogo que nos visitou disse que provavelmente elas estão de filhotes, por isso só saem à noite. As crianças aprenderam muito e fico feliz por fazer parte do projeto e ter colaborado. Obrigada a todos os colaboradores!