Lucas na cadeira de rodas
“ Gostei muito do vídeo da Monica, porque ela cuida e gosta do Lucas.
A Mônica não gosta da Cascão e do Cebolinha.
Professora, quando assisti o vídeo lembrei do meu avô Francisco que é cadeirante. A minha família cuida dele com muito carinho, dá banho, comida, e agora professora meu avô come pelo canudinho.
Professora, eu amo meu avô Francisco sabe porquê? Ele é pai do meu pai.
Davi Francisco do Nascimento | aluno(a)
“ Meu filho Davi Francisco ficou empolgado e curioso, quando a professora começou a trabalhar com esse projeto.
‘’Lucas na cadeira de rodas’. Fazendo várias perguntas sobre o seu avô, o porquê de ele ser cadeirante?
Explique que seu avô ficou doente. O vovô deu trombose no joelho e que não podia andar com o passar do tempo, ele não andava mais pois sentia muita dor nos joelhos e foi passando o tempo perdeu os movimentos da perna. Foi por isso que precisou da cadeira de rodas. O Davi é bem carinhoso com seu avô.
Trabalhar com o projeto na escola é muito importante pois mostra para os alunos que precisamos ser carinhosos um com os outros e ter este acolhimento com nossos amiguinhos cadeirantes.
Kissila Silva Costa (Mãe do DAVI) | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos assistir o vídeo e observar tudo o que acontece?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu de forma participativa através do vídeo O PLANO DE LUCAS, da turma da Mônica.
Objetivos
Fortalecer a convivência, o respeito aos pares e a integração, de modo a valorizar o jeito de ser de cada ser humano.
Comunidade de Aprendizagem
Irene _ cadeirante
Articulação com o currículo
As práticas pedagógicas e as atividades de socialização realizadas na turma da professora Ileuza prezam pelo reconhecimento da criança como centro das ações cotidianas. As atividades diárias defendem que a criança interage com o meio em que vive, recebendo influências sobre sua vida, sendo susceptível à presença dos fatores, dentro e fora de casa. Com este entendimento, o PROJETO LUCAS NA CADEIRA DE RODAS foi desenvolvido e, com ele as crianças melhoraram profundamente o relacionamento na escola. O projeto sensibilizou a turma e proporcionou aprendizagens para a vida toda. Nas vozes das crianças respondeu as perguntas por elas partilhadas na roda de conversa. O projeto proporcionou a integração do Campo de Experiência: O EU, O OUTRO e o NÓS. Revelou que os valores são conteúdos essenciais e só se constituem em aprendizagem quando protagonizados e vivenciados no cotidiano. Com o projeto, os direitos de aprendizagem foram garantidos, assim como, a interação com a comunidade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma lúdica, interativa, democrática e a estratégia utilizada foi a roda de conversa.