Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Vida Saudável “Foi muito bom aprender que cada alimento tem proteína e que as verduras e frutas fazem muito bem, depende da fruta tem uma gordura, mas é uma gordura que não faz mal.”
Tailine Lovato | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como será minha velhice?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu de forma lúdica e dinâmica dentro da sala de aula. Ao som de uma música os alunos passavam de mão em mão uma caixa onde no momento da parada da música retiravam de seu interior uma pergunta na qual não poderiam ler, somente no final em que todos estivessem de posse da pergunta, que foi lida e respondida por escrito e em imagem/vídeo.

Objetivos

• Compreender que durante a nossa vida inteira devemos alimenta-se bem, fazer exercícios e divertir-se; • Pensar sobre a nossa velhice; • Conversar com os idosos sobre o assunto velhice; • Construir uma visão ampla sobre o assunto e acima de tudo respeitar os idosos; • Estimular as crianças para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza; • Interagir socialmente, participando de conversas;• Identificar alimentos saudáveis e não saudáveis;• Conversar com a nutricionista responsável pelo cardápio escolar; • Participar de atividades em equipe, desempenhando seu papel como integrante do grupo, socialmente; • Construir um Banco de Sementes na escola, para possíveis trocas entre alunos e comunidade; • Distribuir sementes (papel semente).

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade envolvida são alunos do 3º ano da Escola Reunida Professor Rodolfo Holeveger, juntamente com a professora da sala Marilene Fries, professora de laboratório da Escola Sócio Ambiental Edimara Peri, professora Teresinha Maciel, Grupo de Idosos Sempre Unidos de Lageado Mariano e da nutricionista Carolina Menezes de Gregori.

Articulação com o currículo

• Ciências: sobre meio ambiente, preservação da fauna e flora, alimentação saudável. • Língua Portuguesa: tipos de textos (entrevistas, pesquisas).• História: A história de alguns alimentos presentes na nossa alimentação. • Geografia: Como acontece o transporte dos alimentos.


Ficha Técnica
Escola
Reunida Professor Rodolfo Holeveger

Diretor
Nichely Mutzenberg

Turma
3º ano

Número de alunos
10

Educadores
Marilene Fries

Estado
Santa Catarina

Município
Piratuba

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERECHIM CENTRO

Apoiadores
Ana Paula da Silveira, Edimara Peri, Teresinha Maciel, Grupo de Idosos Sempre Unidos de Lageado Mariano e a nutricionista Carolina Menezes de Gregori.

Assessoria Pedagógica
Celso Paulo Costa
É de suma importância o desenvolvimento de projetos que envolvam alunos, pais e comunidade, porque as pessoas gostam de se envolver, se sentem úteis e colaboram com tudo o que precisamos. Os alunos crescem em conhecimento e aprendem a colaborar uns com os outros.
Marilene Fries | Professor(a)