Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Conte uma história para mim
Pergunta Exploratória

Que prática de contação de história temos com nossos filhos e alunos?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada dia 20 de março, dia do contador de histórias. Para comemorar a data, os moradores da comunidade e contadores de histórias Arcilio Henicka e sua filha Hanelore visitaram a escola e contaram a história “A Princesa Honesta”. Todos os alunos da escola participaram desse momento. Com base nas dificuldades de atenção e concentração da turma em sala de aula, evidenciei a necessidade de estar trabalhando a concentração da turma. Com a expedição presenciei que a melhor maneira de trabalhar a concentração é começar ensinando a ouvir: ouvir uma história lida, contada, dramatizada, cantadas ou até uma história imaginada, ouvir as professoras, os pais e outras pessoas que irão lhe contar alguma história.

Objetivos

• Resgatar e incentivar a contação de histórias entre professores, pais e filhos, com o propósito de aprimorar o gosto pela leitura e explorar as diversas possibilidades de ensino e aprendizagem potencializado pela leitura; • Aproximar pais e filhos numa leitura dinâmica, divertida e prazerosa, levando a aproximação entre pais e filhos, por meio de uma rotina diária do exercício da leitura. • Envolver e aproximar os pais do convívio da escola, reforçando a integração da família e a escola.

Comunidade de Aprendizagem

A escola, a família, por meio da leitura, contação de histórias por pessoas apoiadoras, diálogo, maleta viajante com as histórias, sala de aula, o pátio da escola e a casa de cada aluno.

Articulação com o currículo

-Estimulação dos sentidos; -Coordenação motora fina e ampla; -Cores; -Oralidade; -Identidade e autonomia; -Concentração; -Trabalhar conceitos matemáticos. -Trabalhar o ritmo, sensibilidade, estimulação, coletividade... -Trabalhar a concentração e a imaginação.


Ficha Técnica
Escola
Reunida Professor Rodolfo Holeveger

Diretor
Nichely Mutzenberg

Turma
Educação Infantil. Maternal II, Pré I e Pré II.

Número de alunos
10

Educadores
Claudia Aparecida Port Jung e Tatiane de Azeredo de Souza

Estado
Santa Catarina

Município
Piratuba

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERECHIM CENTRO

Apoiadores
Ana Paula da Silveira, Arcilio Henicka e Hanelore

Assessoria Pedagógica
Celso Paulo Costa
O projeto surgiu do gosto por ouvir histórias percebido na turma bisseriada, cujo processo de alfabetização encontra-se em desenvolvimento em níveis diferentes. Ler, para essas crianças, é uma maneira de poder compartilhar as histórias contadas nos livros, e escrever passou a ser a forma de também registrar suas próprias histórias, assim como fazem os escritores. Conhecer autores de verdade, ouvir e ler suas histórias foi espetacular, e promoveu a formação de pequenos leitores e escritores!
Claudia Aparecida Port Jung | Professor(a)