Conte uma história para mim
Pergunta Exploratória
Que prática de contação de história temos com nossos filhos e alunos?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada dia 20 de março, dia do contador de histórias. Para comemorar a data, os moradores da comunidade e contadores de histórias Arcilio Henicka e sua filha Hanelore visitaram a escola e contaram a história “A Princesa Honesta”. Todos os alunos da escola participaram desse momento. Com base nas dificuldades de atenção e concentração da turma em sala de aula, evidenciei a necessidade de estar trabalhando a concentração da turma. Com a expedição presenciei que a melhor maneira de trabalhar a concentração é começar ensinando a ouvir: ouvir uma história lida, contada, dramatizada, cantadas ou até uma história imaginada, ouvir as professoras, os pais e outras pessoas que irão lhe contar alguma história.
Objetivos
• Resgatar e incentivar a contação de histórias entre professores, pais e filhos, com o propósito de aprimorar o gosto pela leitura e explorar as diversas possibilidades de ensino e aprendizagem potencializado pela leitura; • Aproximar pais e filhos numa leitura dinâmica, divertida e prazerosa, levando a aproximação entre pais e filhos, por meio de uma rotina diária do exercício da leitura. • Envolver e aproximar os pais do convívio da escola, reforçando a integração da família e a escola.
Comunidade de Aprendizagem
A escola, a família, por meio da leitura, contação de histórias por pessoas apoiadoras, diálogo, maleta viajante com as histórias, sala de aula, o pátio da escola e a casa de cada aluno.
Articulação com o currículo
-Estimulação dos sentidos; -Coordenação motora fina e ampla; -Cores; -Oralidade; -Identidade e autonomia; -Concentração; -Trabalhar conceitos matemáticos. -Trabalhar o ritmo, sensibilidade, estimulação, coletividade... -Trabalhar a concentração e a imaginação.