Jornal 4 Estações
Pergunta Exploratória
Como tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e atrativas, com uso de materiais alternativos e tecnológicos?
Expedição Investigativa
Na Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp, a Expedição Investigativa ocorreu na UNOESC campus de Joaçaba – SC, no dia 06 de junho, no intuito de conhecer o setor de jornalismo e edição de programas de rádio e televisão dos cursos oferecidos pelo campus, no intuito de adquirir um conhecimento que ajudará nas produções de vídeos e outros materiais que a turma julgar interessante para envolver nos conteúdos matemáticos estudados ao longo do ano. Na oportunidade os alunos farão oficinas de edição e produção oferecidos pelos acadêmicos dos cursos de rádio e jornalismo.
Objetivos
• Incentivar os alunos a buscarem conhecimentos de conteúdos matemáticos de forma mais autônoma; • Propor situações de estudo e aprendizagem coletivas a partir das produções de vídeos e materiais confeccionados pelos alunos; • Proporcionar momentos de produção própria envolvendo meios tecnológicos e materiais concretos; • Explorar conhecimentos que poderão ser utilizados futuramente não apenas voltados à disciplina de matemática mas para a vida escolar como um todo; • Compreender como ocorre a edição de um programa de TV; • Redigir matérias que serão aplicadas no Jornal a partir das informações adquiridas com visitas, pesquisas em campo e bibliográficas, coletas de reportagens, curiosidades; • Realizar pesquisas na internet com objetivos de tornar o jornal mais rico em informações mais criativo.
Comunidade de Aprendizagem
O JORNAL 4 ESTAÇÕES fez um levantamento individual e coletivo de questões sobre assuntos que desejam conhecer mais, diante dos quais, estudantes e professores da Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp evidenciaram a necessidade de dar mais notoriedade as boas iniciativas e conhecimentos já desenvolvidos pelos professores com os estudantes, aos pais, professores, estudantes e comunidade escolar. Desse modo o JORNAL 4 ESTAÇÕES promoveu o reconhecimento, assim como a divulgação das boas ações no ambiente escolar.
Articulação com o currículo
Matemática: ângulos, conjuntos numéricos, monômios e polinômios, produtos notáveis, fatoração, plano cartesiano, tratamento da informação, polígonos, etc. Será também explorada a revisão de conteúdos estudados durante toda a vida escolar: frações, potenciação, quatro operações, situações-problema, porcentagem, números decimais, formas geométricas, área e perímetro. Ciências Curiosidades sobre animais e plantas; Conhecer mais sobre o Corpo Humano e Novidades na área da pesquisa em relação a certas doenças estudadas. Geografia: Sustentabilidade e consumismo; importância da conservação de áreas verdes; uso consciente dos recursos hídricos; Fontes de energia renováveis.\nEducação Física: Mostrar resultados dos jogos realizados na escola, e também assuntos da comunidade, entrevistas. Artes: Jogos teatrais, jogos envolvendo movimento corporal; Análise de letras musicais mpb e Desenho pop art. Língua Portuguesa: Conhecer os temas de interesse dos alunos buscando nos livros.