Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Jornal 4 Estações
Pergunta Exploratória

Como tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e atrativas, com uso de materiais alternativos e tecnológicos?

Expedição Investigativa

Na Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp, a Expedição Investigativa ocorreu na UNOESC campus de Joaçaba – SC, no dia 06 de junho, no intuito de conhecer o setor de jornalismo e edição de programas de rádio e televisão dos cursos oferecidos pelo campus, no intuito de adquirir um conhecimento que ajudará nas produções de vídeos e outros materiais que a turma julgar interessante para envolver nos conteúdos matemáticos estudados ao longo do ano. Na oportunidade os alunos farão oficinas de edição e produção oferecidos pelos acadêmicos dos cursos de rádio e jornalismo.

Objetivos

• Incentivar os alunos a buscarem conhecimentos de conteúdos matemáticos de forma mais autônoma; • Propor situações de estudo e aprendizagem coletivas a partir das produções de vídeos e materiais confeccionados pelos alunos; • Proporcionar momentos de produção própria envolvendo meios tecnológicos e materiais concretos; • Explorar conhecimentos que poderão ser utilizados futuramente não apenas voltados à disciplina de matemática mas para a vida escolar como um todo; • Compreender como ocorre a edição de um programa de TV; • Redigir matérias que serão aplicadas no Jornal a partir das informações adquiridas com visitas, pesquisas em campo e bibliográficas, coletas de reportagens, curiosidades; • Realizar pesquisas na internet com objetivos de tornar o jornal mais rico em informações mais criativo.

Comunidade de Aprendizagem

O JORNAL 4 ESTAÇÕES fez um levantamento individual e coletivo de questões sobre assuntos que desejam conhecer mais, diante dos quais, estudantes e professores da Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp evidenciaram a necessidade de dar mais notoriedade as boas iniciativas e conhecimentos já desenvolvidos pelos professores com os estudantes, aos pais, professores, estudantes e comunidade escolar. Desse modo o JORNAL 4 ESTAÇÕES promoveu o reconhecimento, assim como a divulgação das boas ações no ambiente escolar.

Articulação com o currículo

Matemática: ângulos, conjuntos numéricos, monômios e polinômios, produtos notáveis, fatoração, plano cartesiano, tratamento da informação, polígonos, etc. Será também explorada a revisão de conteúdos estudados durante toda a vida escolar: frações, potenciação, quatro operações, situações-problema, porcentagem, números decimais, formas geométricas, área e perímetro. Ciências Curiosidades sobre animais e plantas; Conhecer mais sobre o Corpo Humano e Novidades na área da pesquisa em relação a certas doenças estudadas. Geografia: Sustentabilidade e consumismo; importância da conservação de áreas verdes; uso consciente dos recursos hídricos; Fontes de energia renováveis.\nEducação Física: Mostrar resultados dos jogos realizados na escola, e também assuntos da comunidade, entrevistas. Artes: Jogos teatrais, jogos envolvendo movimento corporal; Análise de letras musicais mpb e Desenho pop art. Língua Portuguesa: Conhecer os temas de interesse dos alunos buscando nos livros.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp

Diretor
Aline Aparecida Faé Inocenti

Turma
8º II

Número de alunos
30

Educadores
Aline Kelly Borsatti, Cleonice Fatima, Kelly Koch e Marilaine Eggers

Estado
Santa Catarina

Município
Piratuba

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERECHIM CENTRO

Apoiadores
Ana Paula Silveira

Assessoria Pedagógica
Celso Paulo Costa
O projeto despertou nos alunos curiosidade e autonomia em produzir seu próprio conhecimento, sempre sob orientação da professora, mas pesquisando por eles mesmos nos grupos de estudos que formaram. As aulas também têm se tornado mais atrativas pois os próprios alunos estão envolvidos em proporcionar dinamismo aos conteúdos abordados. Como uma das autoras do projeto, vejo nele a importância de voltarmos um pouco no tempo e conseguirmos que os alunos tenham contato com o jornal este veículo de informação que está sendo deixado de lado. Neste mundo de tecnologias, onde encontram de tudo na internet, muitas vezes informações relapsas sobre assuntos que eles pesquisam, visamos com o projeto fazer com que nossos alunos, peguem o jornal na mão e leiam, informações do interesse deles, como também possam ter seus trabalhos reconhecidos e divulgados.