Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

Matemática Dinâmica “Fazer atividades dinâmicas e interativas, fingindo ser professor fez a aula ficar mais interessante.” (Fernanda Molin, 8ºII) Gostei muito da expedição investigativa quando tivemos oficina de fotografia e edição de vídeo. Sempre gostei de fotografia e agora vi que a matemática está nas máquinas fotográficas.” (Natan ferreira Brandão, 8º II)
(Fernanda Molin, 8ºII) e (Natan ferreira Brandão, 8º II) | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e atrativas, com uso de materiais alternativos e recursos tecnológicos?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu em uma visita à UNOESC Campus de Joaçaba – SC, no intuito de conhecer o setor de jornalismo e edição de programas de rádio e televisão dos cursos oferecidos pelo campus, no intuito de adquirir um conhecimento que ajudará nas produções de vídeos e outros materiais que a turma julgar interessante para envolver nos conteúdos matemáticos estudados ao longo do ano. Na oportunidade os alunos participaram oficinas de edição e fotografia oferecidos pelos acadêmicos do curso de publicidade e propaganda.

Objetivos

• Incentivar os alunos a buscarem conhecimentos de conteúdos matemáticos de forma mais autônoma, cooperando uns com os outros nas atividades em equipe; • Propor situações de estudo e aprendizagem coletivas a partir das produções de vídeos e materiais confeccionados pelos alunos em momentos de troca de conhecimentos;\n• Proporcionar momentos de produção própria envolvendo meios tecnológicos e materiais concretos que levem o aluno ao exercício da cidadania plena; • Explorar conhecimentos que poderão ser utilizados futuramente não apenas voltados à disciplina de matemática mas para a vida escolar e social do grupo envolvido.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade envolvida são os alunos de uma turma de oitavo ano da Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp, com 21 alunos, a professora de matemática e a monitora do laboratório de informática.

Articulação com o currículo

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos estarão relacionados com os conteúdos curriculares do oitavo ano no decorrer do ano letivo: ângulos, conjuntos numéricos, monômios e polinômios, produtos notáveis, fatoração, plano cartesiano, tratamento da informação, polígonos, etc. Será também explorada a revisão de conteúdos estudados durante toda a vida escolar: frações, potenciação, quatro operações, situações-problema, porcentagem, números decimais, formas geométricas, área e perímetro.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp

Diretor
Aline Faé Inocenti

Turma
8º II

Número de alunos
21

Educadores
Cleonice Fatima Rosa da Silva e Márcia de Melo

Estado
Santa Catarina

Município
Piratuba

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERECHIM CENTRO

Apoiadores
Ana Paula da Silveira

Assessoria Pedagógica
Celso Paulo Costa
O projeto despertou nos alunos curiosidade e autonomia em produzir seu próprio conhecimento, sempre sob orientação da professora, mas pesquisando por eles mesmos nos grupos de estudos que formaram. As aulas também têm se tornado mais atrativas pois os próprios alunos estão envolvidos em proporcionar dinamismo aos conteúdos abordados.
Cleonice Fatima Rosa da Silva | Professor(a)