Matemática Dinâmica
“ “Fazer atividades dinâmicas e interativas, fingindo ser professor fez a aula ficar mais interessante.” (Fernanda Molin, 8ºII) Gostei muito da expedição investigativa quando tivemos oficina de fotografia e edição de vídeo. Sempre gostei de fotografia e agora vi que a matemática está nas máquinas fotográficas.” (Natan ferreira Brandão, 8º II)
(Fernanda Molin, 8ºII) e (Natan ferreira Brandão, 8º II) | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e atrativas, com uso de materiais alternativos e recursos tecnológicos?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu em uma visita à UNOESC Campus de Joaçaba – SC, no intuito de conhecer o setor de jornalismo e edição de programas de rádio e televisão dos cursos oferecidos pelo campus, no intuito de adquirir um conhecimento que ajudará nas produções de vídeos e outros materiais que a turma julgar interessante para envolver nos conteúdos matemáticos estudados ao longo do ano. Na oportunidade os alunos participaram oficinas de edição e fotografia oferecidos pelos acadêmicos do curso de publicidade e propaganda.
Objetivos
• Incentivar os alunos a buscarem conhecimentos de conteúdos matemáticos de forma mais autônoma, cooperando uns com os outros nas atividades em equipe; • Propor situações de estudo e aprendizagem coletivas a partir das produções de vídeos e materiais confeccionados pelos alunos em momentos de troca de conhecimentos;\n• Proporcionar momentos de produção própria envolvendo meios tecnológicos e materiais concretos que levem o aluno ao exercício da cidadania plena; • Explorar conhecimentos que poderão ser utilizados futuramente não apenas voltados à disciplina de matemática mas para a vida escolar e social do grupo envolvido.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade envolvida são os alunos de uma turma de oitavo ano da Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp, com 21 alunos, a professora de matemática e a monitora do laboratório de informática.
Articulação com o currículo
Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos estarão relacionados com os conteúdos curriculares do oitavo ano no decorrer do ano letivo: ângulos, conjuntos numéricos, monômios e polinômios, produtos notáveis, fatoração, plano cartesiano, tratamento da informação, polígonos, etc. Será também explorada a revisão de conteúdos estudados durante toda a vida escolar: frações, potenciação, quatro operações, situações-problema, porcentagem, números decimais, formas geométricas, área e perímetro.