Matemática Dinâmica
                                                                	“ “Fazer atividades dinâmicas e interativas, fingindo ser professor fez a aula ficar mais interessante.” (Fernanda Molin, 8ºII) Gostei muito da expedição investigativa quando tivemos oficina de fotografia e edição de vídeo. Sempre gostei de fotografia e agora vi que a matemática está nas máquinas fotográficas.” (Natan ferreira Brandão, 8º II)                                    
                                     (Fernanda Molin, 8ºII)  e (Natan ferreira Brandão, 8º II) | aluno(a) 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Como tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e atrativas, com uso de materiais alternativos e recursos tecnológicos?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 A expedição investigativa aconteceu em uma visita à UNOESC Campus de Joaçaba – SC, no intuito de conhecer o setor de jornalismo e edição de programas de rádio e televisão dos cursos oferecidos pelo campus, no intuito de adquirir um conhecimento que ajudará nas produções de vídeos e outros materiais que a turma julgar interessante para envolver nos conteúdos matemáticos estudados ao longo do ano. Na oportunidade os alunos participaram oficinas de edição e fotografia oferecidos pelos acadêmicos do curso de publicidade e propaganda. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 •	Incentivar os alunos a buscarem conhecimentos de conteúdos matemáticos de forma mais autônoma, cooperando uns com os outros nas atividades em equipe; •	Propor situações de estudo e aprendizagem coletivas a partir das produções de vídeos e materiais confeccionados pelos alunos em momentos de troca de conhecimentos;\n•	Proporcionar momentos de produção própria envolvendo meios tecnológicos e materiais concretos que levem o aluno ao exercício da cidadania plena; •	Explorar conhecimentos que poderão ser utilizados futuramente não apenas voltados à disciplina de matemática mas para a vida escolar e social do grupo envolvido. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 A comunidade envolvida são os alunos de uma turma de oitavo ano da Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp, com 21 alunos, a professora de matemática e a monitora do laboratório de informática. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos estarão relacionados com os conteúdos curriculares do oitavo ano no decorrer do ano letivo: ângulos, conjuntos numéricos, monômios e polinômios, produtos notáveis, fatoração, plano cartesiano, tratamento da informação, polígonos, etc. Será também explorada a revisão de conteúdos estudados durante toda a vida escolar: frações, potenciação, quatro operações, situações-problema, porcentagem, números decimais, formas geométricas, área e perímetro.