Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

Quero ver o pomar limpo Gostei desse projeto porque ajudou a cuidar do pomar, assim nós podemos ir brincar embaixo dos pés de frutas e também pegar frutas para comer.
Bruna Bispo | aluno(a)
Quando minha filha chegou em casa falando do projeto, achei que iria ser um projeto onde eles iriam comer frutas, mas fui percebendo que eles foram além, visitaram lugares onde tinham mais frutas. Mas o que gostei do projeto foi que minha filha ficou muito entusiasmada quando recebeu uma mudinha para plantar em casa, percebi a mudança dela em cuidar não só da mudinha dela mas também das plantas que já tinha em nosso quintal.
Lidiane (Mãe de Ana Luisa) | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos fazer um passeio pela escola e observar tudo o que tem nela?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu de forma participativa através de um PASSEIO PELA ESCOLA.

Objetivos

Identificar nos diferentes espaços as transformações ocorridas e necessárias para se ter um lugar melhor para todos.

Comunidade de Aprendizagem

Maria de Lurdes Cavalcante Casado

Articulação com o currículo

O reconhecimento dos espaços utilizados no cotidiano é um dos conteúdos trabalhados na Educação Infantil. Com o propósito de reconhecer o que pode ser feito nos espaços da escola, as crianças e a professora do PRÉ II fizeram um percurso e, a partir do mesmo, escolheram como tema QUERO VER O POMAR LIMPO. O projeto aproximou os campos de experiências e, fomentou nas crianças a sensibilidade para com a alimentação, a arborização e o plantio de mudas. Para referenciar as estratégias, a professora se pautou nas perguntas que seguem, partilhadas pelas crianças na construção do Índice Formativo:
1. Quem construiu o pomar da escola?
2. Quem limpa o pomar?
3. Podemos visitar o pomar da escola?
4. Quais as frutas que tem no pomar da escola?
5. Na nossa casa podemos ter um pomar?
6. O que podemos fazer com as frutas do pomar?
A partir dos questionamentos, várias ações foram realizadas e, a parceria com a família foi uma evidência no processo.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ARNOUD OLIVEIRA ALMEIDA

Turma
Pré II

Número de alunos
26

Educadores
Arlete Castanhel dos Santos

Estado
Mato Grosso

Município
Nortelândia

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NORTELANDIA

Apoiadores
Lucia Helena dos Santos Silva
Shirly Divina Silva

Quando pensei em fazer um projeto com a minha turma, a primeira ideia era trabalhar as frutas, isso é o que estava na minha cabeça. Então, partimos para a nossa expedição investigativa. Achei que o que chamaria atenção seria os pés das frutas, porém o que mais chamou atenção foi a sujeira do pomar. As crianças começaram a me questionar o porquê de estar tão sujo, percebi então que deveria mudar o foco.
Dessa forma, comecei a questiona-los sobre o que eles gostariam de saber sobre o pomar. Surgiram várias perguntas que iriam contribuir para a nossa pesquisa.
Quando questionaram quem tinham plantado aquelas frutas, convidei-os a pesquisar no portfólio antigo da escola onde encontramos registros com fotos de como começou.
Visitar outros pomares nas casas serviu para incentivar as crianças a plantar alguma fruta no seu próprio quintal.