Quero ver o pomar limpo
“ Gostei desse projeto porque ajudou a cuidar do pomar, assim nós podemos ir brincar embaixo dos pés de frutas e também pegar frutas para comer.
Bruna Bispo | aluno(a)
“ Quando minha filha chegou em casa falando do projeto, achei que iria ser um projeto onde eles iriam comer frutas, mas fui percebendo que eles foram além, visitaram lugares onde tinham mais frutas. Mas o que gostei do projeto foi que minha filha ficou muito entusiasmada quando recebeu uma mudinha para plantar em casa, percebi a mudança dela em cuidar não só da mudinha dela mas também das plantas que já tinha em nosso quintal.
Lidiane (Mãe de Ana Luisa) | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos fazer um passeio pela escola e observar tudo o que tem nela?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu de forma participativa através de um PASSEIO PELA ESCOLA.
Objetivos
Identificar nos diferentes espaços as transformações ocorridas e necessárias para se ter um lugar melhor para todos.
Comunidade de Aprendizagem
Maria de Lurdes Cavalcante Casado
Articulação com o currículo
O reconhecimento dos espaços utilizados no cotidiano é um dos conteúdos trabalhados na Educação Infantil. Com o propósito de reconhecer o que pode ser feito nos espaços da escola, as crianças e a professora do PRÉ II fizeram um percurso e, a partir do mesmo, escolheram como tema QUERO VER O POMAR LIMPO. O projeto aproximou os campos de experiências e, fomentou nas crianças a sensibilidade para com a alimentação, a arborização e o plantio de mudas. Para referenciar as estratégias, a professora se pautou nas perguntas que seguem, partilhadas pelas crianças na construção do Índice Formativo:
1. Quem construiu o pomar da escola?
2. Quem limpa o pomar?
3. Podemos visitar o pomar da escola?
4. Quais as frutas que tem no pomar da escola?
5. Na nossa casa podemos ter um pomar?
6. O que podemos fazer com as frutas do pomar?
A partir dos questionamentos, várias ações foram realizadas e, a parceria com a família foi uma evidência no processo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática.