Contar, encantar e vivenciar
Pergunta Exploratória
Como encantar através das histórias?
Expedição Investigativa
O projeto de contação de histórias envolve dois municípios, Ipira e Piratuba, ambos pequenos, cada um tem menos de 5000 habitantes, sendo assim, não há um local adequado para assegurar a vida dos idosos e acamados, quando estes não têm ninguém na família para acolher e cuidar, muitas vezes até por uma questão de recursos e manutenção, por isso o Hospital Beneficente que compreende aos dois municípios fez alguns ajustes e vem acolhendo estas pessoas necessitadas. As mesmas são encaminhadas pelos familiares, passam por uma avaliação e pagam uma mensalidade para ficar morando no hospital. Aí entra este projeto, que busca levar um pouco de alegria para estes moradores, uma vez que o espaço e a forma como são cuidados ainda é muito direcionado à função de hospital.
Objetivos
-Estimular o interesse pela leitura através da contação de histórias; -Provocar a curiosidade e o gosto pela leitura; -Desenvolver o comportamento leitor e escritor nos alunos, para ampliar o vocabulário e criatividade com vistas às produções escritas; -Desenvolver a memorização; -Proporcionar momentos de interação com as histórias; -Fazer com que as pessoas percebam que são capazes de relembrar e de sorrir; -Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de seu mundo real; -Estimular o entretenimento nas pessoas através da audição e socialização de histórias para manter viva a imaginação; -Trabalhar os valores sociais nos alunos.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto de contação de histórias envolve dois municípios, Ipira e Piratuba. Nessas cidades não há um local adequado para assegurar a vida dos idosos e acamados, por isso o Hospital Beneficente vem acolhendo estas pessoas necessitadas. Nesse espaço desenvolveu-se o projeto em pauta, que busca levar um pouco de alegria para estes moradores.
Articulação com o currículo
-Produção e interpretação de textos; -Estratégias de leitura de diferentes gêneros textuais; -Ampliação do vocabulário; -Busca por histórias apropriadas; -Preparação e organização para a contação; -Estudo do texto e figuração.