Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

Contar, encantar e vivenciar
Pergunta Exploratória

Como encantar através das histórias?

Expedição Investigativa

O projeto de contação de histórias envolve dois municípios, Ipira e Piratuba, ambos pequenos, cada um tem menos de 5000 habitantes, sendo assim, não há um local adequado para assegurar a vida dos idosos e acamados, quando estes não têm ninguém na família para acolher e cuidar, muitas vezes até por uma questão de recursos e manutenção, por isso o Hospital Beneficente que compreende aos dois municípios fez alguns ajustes e vem acolhendo estas pessoas necessitadas. As mesmas são encaminhadas pelos familiares, passam por uma avaliação e pagam uma mensalidade para ficar morando no hospital. Aí entra este projeto, que busca levar um pouco de alegria para estes moradores, uma vez que o espaço e a forma como são cuidados ainda é muito direcionado à função de hospital.

Objetivos

-Estimular o interesse pela leitura através da contação de histórias; -Provocar a curiosidade e o gosto pela leitura; -Desenvolver o comportamento leitor e escritor nos alunos, para ampliar o vocabulário e criatividade com vistas às produções escritas; -Desenvolver a memorização; -Proporcionar momentos de interação com as histórias; -Fazer com que as pessoas percebam que são capazes de relembrar e de sorrir; -Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de seu mundo real; -Estimular o entretenimento nas pessoas através da audição e socialização de histórias para manter viva a imaginação; -Trabalhar os valores sociais nos alunos.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto de contação de histórias envolve dois municípios, Ipira e Piratuba. Nessas cidades não há um local adequado para assegurar a vida dos idosos e acamados, por isso o Hospital Beneficente vem acolhendo estas pessoas necessitadas. Nesse espaço desenvolveu-se o projeto em pauta, que busca levar um pouco de alegria para estes moradores.

Articulação com o currículo

-Produção e interpretação de textos; -Estratégias de leitura de diferentes gêneros textuais; -Ampliação do vocabulário; -Busca por histórias apropriadas; -Preparação e organização para a contação; -Estudo do texto e figuração.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp

Diretor
Aline Faé Inocenti

Turma
8º ano I e II matutino; 8º II e III vespertino 50 alunos

Número de alunos
50

Educadores
Claudete Aparecida Breitenbach Land

Estado
Santa Catarina

Município
Piratuba

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERECHIM CENTRO

Apoiadores
Ana Paula da Silveira

Assessoria Pedagógica
Celso Paulo Costa
Sabe-se que a leitura e a escrita têm na educação e no dia a dia uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas, e ambas devem ser preservadas e praticadas de várias formas. Sendo assim, é importante que as pessoas tenham acesso a diferentes tipos de textos, para manter viva a fonte da imaginação. Até mesmo, os adultos não alfabetizados podem usufruir desta proposta, pois estará desenvolvendo habilidades na oralidade, na interpretação e na memorização pela audição. Ainda, através da audição de histórias, as pessoas poderão reviver momentos da infância e até aprimorar aquilo que já conheciam.
Claudete Aparecida Breitenbach Land | Professor(a)