Hábitos e Atitudes para um Futuro Sustentável
Pergunta Exploratória
Quais os principais tipos de resíduos produzidos em nossa escola?
Expedição Investigativa
A partir da constatação de que na Escola Sócio Ambiental havia um uso abusivo de copos descartáveis, a expedição investigativa ocorreu no espaço interno da escola. A ideia a partir da pergunta exploratória, era observar os espaços do âmbito escolar e as atividades que eram desenvolvidas e relacionar com melhorias no que diz respeito a sustentabilidade. \n Os alunos se organizaram e com auxílio da professora começaram a desenvolver atividades que poderiam ser executadas no decorrer do ano letivo que abrangesse todos os educandos que participam da Escola Sócio Ambiental, visando contribuir para escola de forma sustentável.
Objetivos
-Sensibilizar quanto a importância da coleta seletiva e o descarte correto do lixo eletrônico como estratégia de proteção do meio ambiente e prevenção de doenças; -Reconhecer a importância da coleta seletiva do lixo para o meio ambiente; -Aprender a separar o lixo; -Elaborar panfletos informativos referente a coleta seletiva e lixo eletrônico; -Promover palestras/oficinas sobre Reciclagem e compostagem; -Confeccionar peças artesanais com materiais reciclados; -Propor aos estudantes do educandário o racionamento do copo descartável e o papel toalha; -Incentivar os alunos a utilizarem garrafas e toalhas de uso individual, visando a diminuição do uso abusivo de copos e tolhas descartáveis.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade envolvida são os alunos da turma Orquídea que frequentam a Escola Sócio Ambiental no contra turno do período da escola regular Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp, com 15 alunos.
Articulação com o currículo
As atividades desenvolvidas pelos estudantes ajudaram a aprofundar o conhecimento referente a coleta seletiva, os 3Rs e cuidados com o meio ambiente e o espaço escolar, articulando-se igualmente aos propósitos da Escola Sócio Ambiental.