Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cantando Explorando e Aprendendo
Pergunta Exploratória

Vamos cantar o quê?

Expedição Investigativa

No Centro de Educação Infantil passinho inicial, a expedição investigativa das turmas do Maternal I A e Maternal I B, do CEI Passinho Inicial, partiu do pressuposto de que a música e o cantar fazem parte da rotina diária da turma. Percebe-se o quando gostam desse momento oferecido diariamente, porém muitas vezes ainda as cantigas são demonstradas de forma tímida, pouca gesticulação e participação. Quando solicitado para que as crianças escolham músicas para cantar, vem à pergunta delas: Vamos cantar o quê? Diante disso, sentimos a necessidade de buscar pela música, meios para contribuir para auxiliar na linguagem oral e gestual, como oportunidade de conhecimento de mundo de forma integrada com a comunidade. Neste contexto, a participação de pais e membros da comunidade com instrumentos musicais como o teclado, ajudaram a promover a integração.

Objetivos

-Estimular a linguagem oral, promovida pela musicalização, oferecendo às crianças oportunidades de expressão corporal, gestual e ampliar o conhecimento de mundo; -Desenvolver a atenção, audição, coordenação motora e gosto pela música; -Proporcionar a integração com os colegas e comunidade; -Estimular o gosto pelos instrumentos musicais; -Motivar as crianças com a confecção de instrumentos musicais (bandinha); -Ampliar o repertório musical; -Promover uma apresentação das crianças para a comunidade escolar e apresentar um CD de áudio com algumas músicas cantadas e gravadas pela turma.

Comunidade de Aprendizagem

Participaram da atividade membros da comunidade com habilidade em instrumentos variados como teclado e gaita, canto e dança, familiares, direção da escola e com o apoio da profa. Marcia Fabrim.

Articulação com o currículo

Refletiu sobre temas relacionados a identidade, autonomia, intimidade; corpo e movimento; linguagens da arte (artes visuais, música, teatro e dança); natureza, cultura, diversidade; relações matemáticas; contação de histórias, cultura oral e escrita. Desenvolveu os seguintes materiais: Avental de histórias; História das casinhas; Caixa musical com diversos personagens; Fantoche dos animais; Guarda-chuva de histórias; Participação de um pai com apresentação de diversos instrumentos musicais e cantos; Luva dos cinco patinhos; Fantoche do elefante. Trabalhou a contação de histórias, brincadeiras, cores, animais, memorização, oralidade, conhecimento de legumes e frutas apresentados nas histórias, alimentação saudável.


Ficha Técnica
Escola
Centro de Educação Infantil passinho inicial

Diretor
Adaiane de Lima

Turma
Maternal I A e Maternal I B

Número de alunos
35

Educadores
Cassiane Knebel Macagnan, Elair Machado, Marielza Belotto Schranck, Marilei Aparecida Barbieri, Cleidimar Lenhard e Mercedes Joarez.

Estado
Santa Catarina

Município
Piratuba

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERECHIM CENTRO

Apoiadores
Marcia Fabrim

Assessoria Pedagógica
Celso Paulo Costa
O projeto realizado trouxe grande progresso e avanço na aprendizagem das crianças. Foi possível observar que durante as atividades demonstraram maior interesse pelo canto, ampliando o vocabulário, a memorização, a segurança, o envolvimento e entusiasmo com as atividades apresentadas. De grande valia perceber que o projeto mostrou resultados positivos e satisfatórios perante os objetivos propostos. Crianças tímidas demonstraram maior interesse pelas canções, se mostrando mais participativas.
Marilei Aparecida Barbieri | Professor(a)