Cantando Explorando e Aprendendo
Pergunta Exploratória
Vamos cantar o quê?
Expedição Investigativa
No Centro de Educação Infantil passinho inicial, a expedição investigativa das turmas do Maternal I A e Maternal I B, do CEI Passinho Inicial, partiu do pressuposto de que a música e o cantar fazem parte da rotina diária da turma. Percebe-se o quando gostam desse momento oferecido diariamente, porém muitas vezes ainda as cantigas são demonstradas de forma tímida, pouca gesticulação e participação. Quando solicitado para que as crianças escolham músicas para cantar, vem à pergunta delas: Vamos cantar o quê? Diante disso, sentimos a necessidade de buscar pela música, meios para contribuir para auxiliar na linguagem oral e gestual, como oportunidade de conhecimento de mundo de forma integrada com a comunidade. Neste contexto, a participação de pais e membros da comunidade com instrumentos musicais como o teclado, ajudaram a promover a integração.
Objetivos
-Estimular a linguagem oral, promovida pela musicalização, oferecendo às crianças oportunidades de expressão corporal, gestual e ampliar o conhecimento de mundo; -Desenvolver a atenção, audição, coordenação motora e gosto pela música; -Proporcionar a integração com os colegas e comunidade; -Estimular o gosto pelos instrumentos musicais; -Motivar as crianças com a confecção de instrumentos musicais (bandinha); -Ampliar o repertório musical; -Promover uma apresentação das crianças para a comunidade escolar e apresentar um CD de áudio com algumas músicas cantadas e gravadas pela turma.
Comunidade de Aprendizagem
Participaram da atividade membros da comunidade com habilidade em instrumentos variados como teclado e gaita, canto e dança, familiares, direção da escola e com o apoio da profa. Marcia Fabrim.
Articulação com o currículo
Refletiu sobre temas relacionados a identidade, autonomia, intimidade; corpo e movimento; linguagens da arte (artes visuais, música, teatro e dança); natureza, cultura, diversidade; relações matemáticas; contação de histórias, cultura oral e escrita. Desenvolveu os seguintes materiais: Avental de histórias; História das casinhas; Caixa musical com diversos personagens; Fantoche dos animais; Guarda-chuva de histórias; Participação de um pai com apresentação de diversos instrumentos musicais e cantos; Luva dos cinco patinhos; Fantoche do elefante. Trabalhou a contação de histórias, brincadeiras, cores, animais, memorização, oralidade, conhecimento de legumes e frutas apresentados nas histórias, alimentação saudável.