Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Em cada flor, um encanto e uma nova descoberta
Pergunta Exploratória

Qual o nome das flores produzidas no horto da escola Sócio Ambiental?

Expedição Investigativa

Na Escola Sócio Ambiental a expedição investigativa aconteceu de forma lúdica e dinâmica, na sala de aula e pátio da escola. Na sala de aula com os diversos tipos de flores, cada um escolheu uma das flores e falou sobre as características desta flor (textura, cor, perfume, etc.), diferenças que existem entre as flores, sobre as flores que tem espinhos, que tem folhas modificadas como forma de autodefesa e sobre a beleza de cada uma. As perguntas foram diversas, como por exemplo: Todas as flores são iguais? Vocês conhecem essas flores? Quem sabe como a flor surge? Por que ela é tão importante? Como se desenvolvem outras flores?

Objetivos

-Conhecer as diferentes espécies de flores produzidas na escola; -Despertar a consciência sobre o cuidado com a natureza; -Aguçar os sentidos e expressões por meio do contato com as flores; -Perceber o processo de desenvolvimento da flor; -Despertar o interesse pelas flores, percebendo suas características; -Aprender a realizar uma pesquisa; -Oportunizar ao aluno plantar e cuidar de uma flor; -Identificar cores e formas das variadas espécies de flores; -Estudar as estações do ano e a relação com o plantio das flores; -Compreender por qual motivo existem as estações do ano; -Conhecer as diferentes formas de propagação das flores; -Aliar a teoria e a prática para uma melhorar o aprendizado.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade envolvida foram 21 estudantes da Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp, turmas Bromélia e Girassol, que frequentam a Escola Sócio Ambiental, no contra turno do período da escola regular. \nA professora de artesanato Marianne Bettina Dias auxiliou com capa do caderno; o engenheiro florestal Jusselei Perin realizou a aula prática tipos de propagação das flores; e o pintor José Peri realizou as pinturas das flores nos vasos.

Articulação com o currículo

As atividades desenvolvidas pelos estudantes ajudaram a aprofundar o conhecimento referente as flores, a prática o plantio, o nome popular, articulando-se igualmente aos propósitos da Escola Sócio Ambiental.


Ficha Técnica
Escola
Escola Sócio Ambiental

Diretor
Flavia Beatriz Koch

Turma
Bromélia e Girassol

Número de alunos
21

Educadores
Edimara Peri

Estado
Santa Catarina

Município
Piratuba

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERECHIM CENTRO

Apoiadores
Marianne Bettina Dias, Jusselei Perin e José Peri

Assessoria Pedagógica
Ana Paula da Silveira
Encantador como as flores, assim foi o desenvolver do projeto. A cada aula uma nova descoberta ia acontecendo. Nome popular, nome cientifico, país de origem, forma de propagação e muitas atividades diferenciadas e aulas práticas. O projeto oportunizou o despertar da curiosidade e novos conhecimentos referente as flores.
Edimara Peri | Professor(a)