Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincando também se aprende
Pergunta Exploratória

Brincar contribui para o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil?

Expedição Investigativa

No Centro de Educação Infantil passinho inicial, a expedição investigativa das turmas do Maternal I B e Maternal II do CEI Passinho Inicial iniciou com visitação ao laboratório de matemática da Escola Municipal Hedi Klein Matzenbacher. A intenção deste projeto foi elaborar jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, permitindo o prazer de aprender brincando. Nestas atividades lúdicas, nas trocas de ideias, nas brincadeiras e jogos e nas brincadeiras cooperativas, as crianças experimentam, exercitam, inventam, desenvolvem suas habilidades, estimulam a criatividade, a iniciativa, aprendizagem da linguagem, do pensamento e da concentração.

Objetivos

-Construir atividades de aprendizagens de forma lúdica e recreativa; -Desenvolver a oralidade, coordenação motora, atenção e concentração e memorização de forma lúdica; -Comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla, onde a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais; -Reforçar a importância do brincar para a educação infantil; -Promover a socialização e o respeito entre as crianças; -Promover a cooperação entre família/ escola.

Comunidade de Aprendizagem

No projeto houve a participação da família, alunos, professores, direção e da profa. Marcia Fabrim.

Articulação com o currículo

O Projeto envolveu as disciplinas de matemática, conhecimentos gerais, confecção de jogos com materiais diversos (materiais recicláveis, prendedores de roupa, EVA, papel cartão, etc), cores, letras, coordenação motora, brincadeiras dirigidas, confecção de maleta de jogos para serem utilizadas com a família, pesquisa com os pais sobre jogos e brincadeiras. Refletiu sobre temas relacionados a identidade, autonomia, intimidade; corpo e movimento; linguagens da arte (artes visuais, música, teatro e dança); natureza e cultura, diversidade; relações matemáticas; cultura oral e escrita.


Ficha Técnica
Escola
Centro de Educação Infantil passinho inicial

Diretor
Adaiane de Lima

Turma
Maternal I B e Maternal II

Número de alunos
27

Educadores
Giovana Elisabete Roggia Moreira Paz, Marilei Aparecida Barbieri, Cleidimar Lenhard e Mercedes Juares.

Estado
Santa Catarina

Município
Piratuba

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERECHIM CENTRO

Apoiadores
Marcia Fabrim e Ana Paula da Silveira

Assessoria Pedagógica
Celso Paulo Costa
Os pais ajudaram seus filhos a construir um brinquedo ou um jogo, ou até mesmo uma história com personagens, promovendo assim, a coparticipação família/escola.
Marilei Aparecida Barbieri | Professor(a)