Brincando também se aprende
Pergunta Exploratória
Brincar contribui para o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil?
Expedição Investigativa
No Centro de Educação Infantil passinho inicial, a expedição investigativa das turmas do Maternal I B e Maternal II do CEI Passinho Inicial iniciou com visitação ao laboratório de matemática da Escola Municipal Hedi Klein Matzenbacher. A intenção deste projeto foi elaborar jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, permitindo o prazer de aprender brincando. Nestas atividades lúdicas, nas trocas de ideias, nas brincadeiras e jogos e nas brincadeiras cooperativas, as crianças experimentam, exercitam, inventam, desenvolvem suas habilidades, estimulam a criatividade, a iniciativa, aprendizagem da linguagem, do pensamento e da concentração.
Objetivos
-Construir atividades de aprendizagens de forma lúdica e recreativa; -Desenvolver a oralidade, coordenação motora, atenção e concentração e memorização de forma lúdica; -Comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla, onde a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais; -Reforçar a importância do brincar para a educação infantil; -Promover a socialização e o respeito entre as crianças; -Promover a cooperação entre família/ escola.
Comunidade de Aprendizagem
No projeto houve a participação da família, alunos, professores, direção e da profa. Marcia Fabrim.
Articulação com o currículo
O Projeto envolveu as disciplinas de matemática, conhecimentos gerais, confecção de jogos com materiais diversos (materiais recicláveis, prendedores de roupa, EVA, papel cartão, etc), cores, letras, coordenação motora, brincadeiras dirigidas, confecção de maleta de jogos para serem utilizadas com a família, pesquisa com os pais sobre jogos e brincadeiras. Refletiu sobre temas relacionados a identidade, autonomia, intimidade; corpo e movimento; linguagens da arte (artes visuais, música, teatro e dança); natureza e cultura, diversidade; relações matemáticas; cultura oral e escrita.