Maria das Dores - Uma vida brilhante
Pergunta Exploratória
Quem foi Maria das Dores de Alcantâra?
Expedição Investigativa
Para começarmos nosso projeto levamos as crianças para verem fotos antigas em um supermercado do município, assim entendendo que iremos trabalhar sobre o passado de uma pessoa importante.
Logo após fomos a escola em que nossa patronesse lecionou, no qual iniciou sua carreira e em seguida fomos conversar com uma amiga pessoal de Maria das Dores de Alcântara, assim nos contou um pouco sobre sua vida profissional e pessoal.
Objetivos
Optamos por trabalhar este tema para que as crianças pudessem conhecer mais sobre a patronesse da escola, sua vida, suas lutas para uma educação infantil melhor, sendo assim reconhecendo seu brilhante e importante trabalho para o município. Outro objetivo do projeto seria o entrosamento escola e família para que resultasse na confecção da bandeira e hino da escola, pois ainda não temos tais, desta forma iremos apresentar as crianças diferentes tipos de bandeiras que temos já aproveitando os jogos da copa do mundo.
Comunidade de Aprendizagem
Começamos com a história da árvore generosa, pois Maria das Dores era uma mulher muito generosa.
Para entender melhor o ciclo da vida convidamos uma professora grávida para falar sua experiência em gerar uma criança, logo após fomos ao berçário para que as crianças pudessem ver os cuidados necessários com os bebês.
Tivemos também a visita do neto de Maria das Dores de Alcântara, Willian de Alcântara, no qual nos contou sobre a infância ao seu lado.
E por fim fomos ao asilo de nossa cidade para que os idosos pudessem contar algumas experiências de vida à eles, por fim em um ato de solidariedade para com os idosos as crianças levaram um doce de mamão para eles.
Articulação com o currículo
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
• História da vida da Professora Maria das Dores de Alcântara;
• Escuta e interpretação de história e da biografia da vida da patronesse;
• Promover momentos de escrita espontânea e identificação de letras;
• Ilustrações;
• Produção de um livro infantil sobre a vida da patronesse.
MOVIMENTO E MÚSICA:
• Movimentos corporais através de danças e brincadeiras;
• Músicas relacionadas às histórias e conteúdos trabalhados.
MATEMÁTICA:
• Trabalhar os numerais;
• Conceitos matemáticos.
NATUREZA E SOCIEDADE:
• Trabalho e profissões;
• Cooperação;
• Solidariedade.
ARTE:
• Confecção da bandeira da Escola;
• Confecção da bandeira do Brasil;
• Produção do Hino da Escola.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Depoimento da equipe diretiva
Por meio do desenvolvimento do projeto notamos mais envolvimento, prazer e interesse dos alunos para com uma aprendizagem significativa; maior autonomia dos alunos e professores no processo de construção do conhecimento; muitas possibilidades de trabalho em grupo, criando condições de cooperação e gerando novas formas de aprendizagem, maior compreensão dos conteúdos tendo em vista sua abordagem contextualizada. Nós, enquanto escola, tentamos envolver o máximo as famílias em tudo que realizamos durante o projeto, mas nem todos nos deram as respostas esperadas para cada atividade que os professores de alguma forma enviaram para casa para que as crianças pudessem fazer junto com seus pais. Ainda precisamos trabalhar muito mais a questão familiar para que todos possamos criar juntos uma educação de qualidade. Família e escola trabalhando para a construção de um