Aprendendo com músicas e Brincadeiras na Educação Infantil
“ Meu nome é Gretha Maria, estou no pré. A brincadeira que eu mais gostei de brincar com meus colegas foi de pega pega e esconde esconde. Gostei muito de fazer o pião e a flauta que eu toquei a música do Mário.
Gretha Maria Camargo | aluno(a)
“ É gratificante para nós pais podermos colaborar no aprendizado e desenvolvimento da Gretha na escola. É impossível falarmos da Gretha sem nos emocionar pois ela é uma criança dedicada e participativa. Foram trabalhos muito interessantes de fazer, pois a cada momento que passamos juntos é um aprendizado tanto para ela quanto para nós.
É um orgulho para nós participar da vida escolar da nossa filha.
Simone Camargo | responsável
Pergunta Exploratória
O que podemos aprender com a música e as brincadeiras?
Expedição Investigativa
Realizamos a expedição Investigativa na sala de aula de escola, onde as crianças puderam ter contato com diversos instrumentos musicais, brincadeiras e atividades. Primeiramente foi apresentado todos os instrumentos musicais, mostrando o som de cada um deles faz. Em seguida, as crianças puderam escolher um instrumento para manusear, fizemos uma roda na sala de aula, onde foi possível cada um tocar o seu instrumento, e também trocar com os colegas, e também puderam cantar algumas músicas tocando os instrumentos. No segundo momento realizamos algumas brincadeiras de roda, amarelinha, brincaram com bambolês e cordas.
Também pudemos assistir a uma apresentação de música feita pelos alunos da EMTO Criança Feliz referente a aula de musicalização que os alunos participam.
Objetivos
Observar de que maneira o gosto musical é despertado na criança.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos
Famílias
Professores
Funcionários do Museu
Articulação com o currículo
Artes, musicalidade e meio ambiente.
Música, oralidade.
Interação.
Coordenação motora, cooperação.
Artes, cores, releitura de imagens.
Meio ambiente, artes, cooperação, cores e numerais, letras.
Oralidade, música.
Atenção, interação, coordenação
Imaginação, criatividade, artes.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Durante o conselho de grupo as crianças relataram que a atividade foi divertida, gostaram da experiência de manusear e tocar os instrumentos musicais, pois a maioria não era de conhecimento dos alunos. Neste momento manifestaram o interesse de poderem confeccionar seus próprios instrumentos musicais. Com relação as brincadeiras relataram que gostam muito deste tipo de atividade, pois adoram cantar, rodar, pular...