Classificação: Músicas e Brincadeiras
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprendendo com músicas e Brincadeiras na Educação Infantil Meu nome é Gretha Maria, estou no pré. A brincadeira que eu mais gostei de brincar com meus colegas foi de pega pega e esconde esconde. Gostei muito de fazer o pião e a flauta que eu toquei a música do Mário.
Gretha Maria Camargo | aluno(a)
É gratificante para nós pais podermos colaborar no aprendizado e desenvolvimento da Gretha na escola. É impossível falarmos da Gretha sem nos emocionar pois ela é uma criança dedicada e participativa. Foram trabalhos muito interessantes de fazer, pois a cada momento que passamos juntos é um aprendizado tanto para ela quanto para nós.
É um orgulho para nós participar da vida escolar da nossa filha.
Simone Camargo | responsável
Pergunta Exploratória

O que podemos aprender com a música e as brincadeiras?

Expedição Investigativa

Realizamos a expedição Investigativa na sala de aula de escola, onde as crianças puderam ter contato com diversos instrumentos musicais, brincadeiras e atividades. Primeiramente foi apresentado todos os instrumentos musicais, mostrando o som de cada um deles faz. Em seguida, as crianças puderam escolher um instrumento para manusear, fizemos uma roda na sala de aula, onde foi possível cada um tocar o seu instrumento, e também trocar com os colegas, e também puderam cantar algumas músicas tocando os instrumentos. No segundo momento realizamos algumas brincadeiras de roda, amarelinha, brincaram com bambolês e cordas.
Também pudemos assistir a uma apresentação de música feita pelos alunos da EMTO Criança Feliz referente a aula de musicalização que os alunos participam.

Objetivos

Observar de que maneira o gosto musical é despertado na criança.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos
Famílias
Professores
Funcionários do Museu

Articulação com o currículo

Artes, musicalidade e meio ambiente.
Música, oralidade.
Interação.
Coordenação motora, cooperação.
Artes, cores, releitura de imagens.
Meio ambiente, artes, cooperação, cores e numerais, letras.
Oralidade, música.
Atenção, interação, coordenação
Imaginação, criatividade, artes.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Durante o conselho de grupo as crianças relataram que a atividade foi divertida, gostaram da experiência de manusear e tocar os instrumentos musicais, pois a maioria não era de conhecimento dos alunos. Neste momento manifestaram o interesse de poderem confeccionar seus próprios instrumentos musicais. Com relação as brincadeiras relataram que gostam muito deste tipo de atividade, pois adoram cantar, rodar, pular...

Ficha Técnica
Escola
EMEF Sílvio Aquino

Diretor
Leonice Regina Kowalski

Turma
Pré

Número de alunos
17

Educadores
Franciéli Lançanova Salbego

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santiago

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SANTIAGO VILA NOVA

Apoiadores
Família
Comunidade Escolar

Assessoria Pedagógica
Michelli Cazaroli
Trabalhar com os Projetos do Programa União Faz A Vida é uma forma de tornar nosso trabalho em sala de aula mais atrativo e envolvente para nossos alunos. A metodologia utilizada no Projeto faz com que nossos alunos aprendam coisas que são do seu interesse e de uma forma muito mais significativa. Outro ponto do Projeto que merece ser citado é a questão da participação das famílias, as quais foram super participativas nas atividades propostas. É muito importante a participação de nossa escola no PUFV, ensinando, educando, orientando e desenvolvendo nossas crianças.
Franciéli Salbego | Professor(a)