Classificação: EDUCAÇÃO EM SAUDE
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

HORTA DE SABERES E SABORES
Pergunta Exploratória

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

Expedição Investigativa

Realizamos a expedição investigativa, na horta do senhor Plínio Pereira de Souza, onde as crianças tiveram o contato com as plantas desde a semente até a colheita. Houve várias perguntas das crianças, sobre como plantar? O que o coentro? entre outras. O senhor Plínio foi muito prestativo, respondendo a todas as perguntas.

Objetivos

IMPLANTAR E DESENVOLVER UMA HORTA NA ESCOLA, VISANDO CULTIVAR HORTALIÇAS EM GERAL;
FOMENTAR HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL;
POTENCIALIZAR SABERES E FAZERES DA COLETIVIDADE EM PROL DO CULTIVO DA HORTA;
APRENDER A PLANTAR, REGAR, CUIDAR E COLHER.

Comunidade de Aprendizagem

CRIANÇAS , COMUNIDADE ESCOLAR, PALESTRAS, LEITURAS SOBRE O TEMA, VÍDEOS, VIVÊNCIAS CONCRETAS, MANUSEIO DE MATERIAIS, SEMENTES, MUDAS, REGADOR.

Articulação com o currículo

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: RODAS DE CONVERSAS, HISTÓRIAS, CONCEITOS, ALFABETO MÓVEL, DRAMATIZAÇÕES, ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS E REAIS PARA AS CRIANÇAS. MATEMÁTICA: GRÁFICOS COM FRUTAS PREFERIDAS, TAMANHO, FORMAS, QUANTIDADES; NATUREZA E SOCIEDADE: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, PLANTAS, EXPERIÊNCIAS COM BONECO DE ALPISTE E GARRAFA MÁGICA; ARTES VISUAIS: RECORTE E COLAGEM COM FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS OFERECIDAS NA MERENDA DA ESCOLA. MOVIMENTO: BRINCADEIRAS COM BOLICHE, REGAR A HORTA OBSERVANDO A EXPRESSIVIDADE LÚDICA ESPONTÂNEA DE CADA CRIANÇA. MÚSICA: POR MEIO DA ORALIDADE TRABALHAMOS AS MÚSICAS, BATIDÃO DA ALIMENTAÇÃO, A SOPA DO BEBÊ, SALADA DE FRUTAS.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

INICIAMOS COM UMA RODA DE CONVERSA PARA DISCUTIR O NOME DO PROJETO: "HORTA DE SABERES E SABORES". REALIZAMOS ATIVIDADES NA SALA DE AULA, COM RODAS DE CONVERSAS. POSTERIORMENTE TIVEMOS UMA PALESTRA COM ENGENHEIRO AGRÔNOMO VINICIUS PIETRO RIZZI, PARA CONVERSAR COM AS CRIANÇAS E EXPLICAR COMO PLANTAR E CUIDAR DA HORTA. TAMBÉM MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. NA SEQUÊNCIA FOMOS PARA HORTA PLANTAR ALGUMAS HORTALIÇAS. ENSINAMOS DESDE O PLANTIO ATÉ A COLHEITA. E O ENRIQUECIMENTO DA MERENDA ESCOLAR.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRIANÇA FELIZ

Diretor
VALQUIRIA ZEILIGER

Turma
PRÉ II B

Número de alunos
20

Educadores
ERICA KRUPEK RIZZI, LUZINEIDE JOSEFA MENDES, VALQUIRIA ZEILINGER, ROSIMERI LUZIA CAPELETTO,

Estado
Mato Grosso

Município
Diamantino

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DIAMANTINO

Apoiadores
AGRÔNOMO VINICIUS PIETRO RIZZI, PROPRIETÁRIO DA HORTA PLÍNIO PEREIRA DE SOUZA, COMUNIDADE ESCOLAR, PAIS E RESPONSÁVEIS, AGROPECUÁRIA PROCRIA

Assessoria Pedagógica
ROSILEI CARRIS
FOI GRATIFICANTE AS CRIANÇAS MUDARAM OS SEUS HÁBITOS ALIMENTARES, AUMENTANDO O GOSTO POR VERDURAS E LEGUMES. A CURIOSIDADE DESTACADA DE ALGUNS ALUNOS FOI EM UM MARACUJÁ QUE ESTAVA EM BAIXO DE UMA ÁRVORE FOI O ESPETÁCULO IMPORTANTE DESTACADO NA OBSERVAÇÃO (CURIOSIDADE, PERCEPÇÃO) ATRAÍDA PELAS CRIANÇAS NA VISITA À HORTA. DE ACORDO COM DEPOIMENTO DE ALGUNS PAIS, AS CRIANÇAS TRANSFORMARAM A FORMA DE PENSAR E AGIR, PASSANDO A CUIDAR DA HORTA DE SUA CASA E OUTROS A CULTIVAR ALGUMAS HORTALIÇAS.
ERICA KRUPEK RIZZI | Professor(a)