A CASINHA DO JOÃO-DE-BARRO
“ “ ACHEI O PROJETO BEM LEGAL, APRENDI QUE O JOÃO- DE- BARRO FAZ SUA CASINHA CADA DIA A CADA DIA, QUANDO CANTA NO INVERNO E NO VERÃO QUE É SINAL DE TEMPO BOM,A EXPEDIÇÃO FOI LINDA, COM CURIOSIDADES, MUITO BOM, COM UMAS CASINHAS CONSTRUÍDAS E OUTRAS NÃO, O PASSARINHO JOÃO PENSANDO EM FAZER A CASINHA OU NÃO. FOI MUITO INTERESSANTE FAZER A CASINHA COM A CURVINHA PARA NÃO ENTRAR VENTO E OS GAVIÕES NÃO VER OS PASSARINHOS. FOI MUITO LINDA A NOSSA APRESENTAÇÃO”.
EDUARDA THIESEN DE MELLO | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que vocês gostariam de aprender?
Expedição Investigativa
O pátio da escola, comunidade local de Potreiro Grande. Na expedição investigativa dentro e fora do pátio, encontramos casinha no início, meio e final de construção, umas com João de barro nelas e outras não, que o João de barro é inteligente, pequeno e que sabe fazer casa de barro, entre as casinhas vistas no caminho; tinha sete com a porta aberta para o leste e três para o norte, outras em construção.
Objetivos
Despertar curiosidades nos alunos diante as atividades exercidas e criar espaços significativos de aprendizagem.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do pré, professoras, merendeira, pais e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.\nAtividades pedagógicas e lúdicas como:\n• Observações e anotações;\n• Socializações e diálogos;\n• Registros com fotos;\n• Expedição investigativa;\n• Vídeos e fotos, sobre João de barro e a casinha;\n• Desenhos, pinturas;\n• Construção da casinha com barro; maquete;\n• Pesquisas, leituras e roda de conversas;\n. Apresentações do projeto impresso, maquetes, cartazes e slides.