“Lixo orgânico”
“ Nós gostamos muito desse projeto desenvolvido na escola, sobre lixo orgânico, aqui na nossa casa agora todos estão fazendo a separação do lixo, o que fez diminuir muito a quantidade de lixo para colocar para o caminhão levar e ainda fizemos um local para transformar o lixo orgânico em adubo.
Alice Ferrari | responsável
Pergunta Exploratória
O que mais gostou na visita?” “O que será que acontece lá?”
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada através de uma visita de estudos no Horto Municipal, pensamos que a educação ambiental não deve ser tratada como algo distante dos alunos, mas como parte de suas vidas, buscando a conscientização quanto a preservação, que deve iniciar cedo, para terem ideia formada a respeito desse assunto.
Objetivos
Possibilitar, através de ações concretas, o conhecimento e a conscientização acerca dos temas que envolvem o meio ambiente e cidadania, a construção de atitudes para a preservação e cuidados necessários para um desenvolvimento sustentável.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos e professoras.
Articulação com o currículo
Linguagens e símbolos;
Natureza e sociedade;
Nossa Natureza (construir um painel com recortes e colagens que retratem a natureza preservada e a natureza poluída. Este painel ficará exposto em local visível por todas as turmas da escola.
Histórias infantis sobre o Meio Ambiente:
A casa do bode e da onça (Dramatizar)
É o bicho (Desenhar)
O menino e o peixinho (Recorte e colagem)
Gino Girino (Recontar para os familiares)
Sapo Comilão (Cantar e dançar)
Para que serve o ar? (Experiências com balões)
Pingo D’água (Plantio do pé de feijão na sala de aula)
Beijo de bicho (Painel em papel pardo retratando a história através de desenhos livres)
Raciocínio Lógico Matemático;
Estrutura lógica (discriminação, comparação, tamanho, conjuntos, quantidades);
Espaço e forma (antes/depois, atrás/na frente, em cima/ em baixo, em pé/ deitado/sentado, longe/perto)
Grandezas e medidas, para o desenvolvimento dessas ações, estaremos utilizando como recurso didático, jogos pedagógicos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornarem da visita, foi organizada uma roda de conversa onde percebeu-se o interesse dos alunos em trabalhar o respectivo tema, levando as familias o conhecimento , para envolver os mesmos neste processo para gerar consciencia sobre nossas responsabilidades quanto as nossas atitudes frente as questões ambientais.