Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

“Lixo orgânico” Nós gostamos muito desse projeto desenvolvido na escola, sobre lixo orgânico, aqui na nossa casa agora todos estão fazendo a separação do lixo, o que fez diminuir muito a quantidade de lixo para colocar para o caminhão levar e ainda fizemos um local para transformar o lixo orgânico em adubo.
Alice Ferrari | responsável
Pergunta Exploratória

O que mais gostou na visita?” “O que será que acontece lá?”

Expedição Investigativa

A expedição foi realizada através de uma visita de estudos no Horto Municipal, pensamos que a educação ambiental não deve ser tratada como algo distante dos alunos, mas como parte de suas vidas, buscando a conscientização quanto a preservação, que deve iniciar cedo, para terem ideia formada a respeito desse assunto.

Objetivos

Possibilitar, através de ações concretas, o conhecimento e a conscientização acerca dos temas que envolvem o meio ambiente e cidadania, a construção de atitudes para a preservação e cuidados necessários para um desenvolvimento sustentável.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos e professoras.

Articulação com o currículo

Linguagens e símbolos;
Natureza e sociedade;
Nossa Natureza (construir um painel com recortes e colagens que retratem a natureza preservada e a natureza poluída. Este painel ficará exposto em local visível por todas as turmas da escola.
Histórias infantis sobre o Meio Ambiente:
A casa do bode e da onça (Dramatizar)
É o bicho (Desenhar)
O menino e o peixinho (Recorte e colagem)
Gino Girino (Recontar para os familiares)
Sapo Comilão (Cantar e dançar)
Para que serve o ar? (Experiências com balões)
Pingo D’água (Plantio do pé de feijão na sala de aula)
Beijo de bicho (Painel em papel pardo retratando a história através de desenhos livres)
Raciocínio Lógico Matemático;
Estrutura lógica (discriminação, comparação, tamanho, conjuntos, quantidades);
Espaço e forma (antes/depois, atrás/na frente, em cima/ em baixo, em pé/ deitado/sentado, longe/perto)
Grandezas e medidas, para o desenvolvimento dessas ações, estaremos utilizando como recurso didático, jogos pedagógicos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornarem da visita, foi organizada uma roda de conversa onde percebeu-se o interesse dos alunos em trabalhar o respectivo tema, levando as familias o conhecimento , para envolver os mesmos neste processo para gerar consciencia sobre nossas responsabilidades quanto as nossas atitudes frente as questões ambientais.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda

Diretor
Ariadna Bertazzo Nunes

Turma
Jardim

Número de alunos
19

Educadores
Janice Souza dos Santos

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santiago

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SANTIAGO - PAINEIRAS

Apoiadores
Sicredi Vale do Jaguari

Assessoria Pedagógica
Wanda Appel
Ao desenvolver o projeto entendemos a importância dos cuidados com a natureza, realizando a reciclagem os alunos estão construindo um novo conceito sobre a importância do planeta, desde os primeiros anos de vida, despertando assim interesse em reaproveitar o que viraria lixo e ajudando na preservação das espécies.
Janice Souza | Professor(a)