Minhas sensações: brincando e aprendendo com o corpo!
Pergunta Exploratória
O que mais chama a atenção dos alunos nos diferentes cantinhos de aprendizagem?
Expedição Investigativa
Foi ornamentada a sala de aula com diferentes cantinhos de aprendizagem, entre eles: Fazendinha (diferentes tipos de animais representados por ursos de pelúcia); Objetos/brinquedos sonoros (tapete dos bichinhos de borrachas borracha e chocalhos); Casinha encantada (diferentes brinquedos, bolinhas e livros); Barco e piscina de bolinhas (bolinhas coloridas). As crianças exploraram os espaços e se divertiram com os diferentes materiais.
Objetivos
Estimular por meio de brincadeiras e atividades lúdicas o desenvolvimento das habilidades motoras dos bebês, bem como as sensações que envolvem os sentidos.
Comunidade de Aprendizagem
Família e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Utilizar os movimentos de pinça, tirar e colocar, ampliando suas possibilidades de manuseio de materiais e objetos; Experimentar as possibilidades de seu corpo nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes; Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos; Ampliar suas possibilidades de movimento em espaços diferenciados; Interagir com as crianças, da mesma faixa etária e com adultos, ao explorar materiais de texturas diferentes; Reconhecer as sensações de seu corpo em momentos de brincadeira;\nDesenvolver confiança em si, em seus pares e nos adultos em situações de interação; Reconhecer as sensações de seu corpo em momentos da brincadeira;\nMovimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos; \nUtilizar os movimentos de pinça, tirar e colocar, ampliando suas possibilidades de manuseio de materiais e objetos; Manipular materiais variados para comparar as diferenças e semelhanças.