Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Energia e Sustentabilidade!
Pergunta Exploratória

Como surgiu a usina Granja Velha?

Expedição Investigativa

No dia 22 de março os alunos juntamente com os professores (Dionéia e Elizete) deslocaram-se até a Usina Granja Velha, localizada em linha Fortaleza, Taquaruçu do Sul. O objetivo desta visitação girou em torno de descobrir como é produzida a energia através da água. No retorno para a sala de aula realizou-se roda de diálogo com levantamento de questionamentos, as quais foram transformadas em curiosidades do projeto. Além disso, foram desenvolvidos relatórios escritos. Além disso, os alunos escolheram democraticamente o título do projeto.

Objetivos

Estudar quais são os tipos de energia, compreendendo a importância para a vida.

Comunidade de Aprendizagem

Usina Granja Velha - Fortaleza- Taquaruçu do Sul

Articulação com o currículo

Fontes e tipos de energia; Gêneros textuais; Produção textual; Artes visuais; Noções de estatística; Globalização – energias renováveis e não renováveis; Transformação de energia; História dos combustíveis fósseis e das máquinas térmicas; Circuitos elétricos; Texto informativo; Diálogo; História das usinas; Tipos de energias usadas pelos povos mesopotâmicos; Alternativas para a produção de energia; Educação ambiental (causas, prejuízos, construção das usinas – impactos ambientais); Uso consciente da energia elétrica; Ortografia e pontuação; Gênero textual (conta de luz).


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Salto Grande

Diretor
Maryneide Berghetti Gross

Turma
9º ano

Número de alunos
22

Educadores
Dionéia Caron , Elizete Seffrin , Carla Lammel , Mirdes Steinke , Estela Peyrot , Ildonez Barbosa , Adriana Nessler , Aline , Tuizi Fuhr , Leandro Vendrusculo.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Derrubadas

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DERRUBADAS

Apoiadores
Família e comunidade escolar.

Assessoria Pedagógica
UCEFF
O projeto foi muito gratificante.
Dionéia Caron | Professor(a)