Se quisermos crescer e aprender, frutas também devemos comer!
Pergunta Exploratória
Por que vocês optaram em produzir produtos coloniais ( geleias, sucos, iogurte, schimier, conservas e compotas?
Expedição Investigativa
Foi organizado um passeio com as turmas de 3º e 4º ano até a Agroindústria Guerra em Daltro Filho com questões pré-estabelecidas: -Quando a Agroindústria foi fundada? De onde surgiu a ideia? -Que alimentos são beneficiados? -E tudo que é beneficiado é produzido aqui? -Quem trabalha na propriedade? -A produção é significativa? -Que espécies de frutíferas são cultivadas?Percebemos que o que mais chamou a atenção dos alunos do 3º ano foram as frutas e o seu processo de transformação em vários alimentos de modo natural sem aditivos químicos, os quais contribuem para uma alimentação saudável o que ajuda mantermos boa saúde e um meio ambiente no qual todos \nos seres vivos são preservados. A colheita dos dados da expedição aconteceu através de rodas de conversa, relatórios, desenhos e fotos.
Objetivos
Descobrir através da leitura e das experiências a importância das frutas para nosso organismo.
Comunidade de Aprendizagem
Agroindústria Familiar Guerra, Luciani Eickoff,Delires Kirst, bióloga do Parque do Turvo e guarda – parque.
Articulação com o currículo
Produções de poesias e brinquedos; Leitura, escrita e interpretação; Educação financeira; Comparar dados numéricos; Medidas de capacidade; Sistema monetário;Alimentos saudáveis; Solidariedade e cooperação; Convivência fraterna com todos; Importância do cultivo de um pomar; Diversidade de frutas; Importância das frutas para saúde; Recuperação paralela de conteúdos através do lúdico; Histórias matemáticas; Cálculos envolvendo as quatro operações; Plantas naturais que contribuem para nossa saúde; Lixo e sua utilidade;Caixa surpresa com perguntas voltadas ao título do projeto; Conhecimentos matemáticos sistema de numeração decimal, cálculos, histórias matemáticas, noções de frações, dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo, sistema monetário, medidas de massa e comprimento;Animais terrestres e aquáticos; Opções saudáveis para a alimentação; História da cidade e mudanças do espaço de urbano ao longo do tempo;