Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Se quisermos crescer e aprender, frutas também devemos comer!
Pergunta Exploratória

Por que vocês optaram em produzir produtos coloniais ( geleias, sucos, iogurte, schimier, conservas e compotas?

Expedição Investigativa

Foi organizado um passeio com as turmas de 3º e 4º ano até a Agroindústria Guerra em Daltro Filho com questões pré-estabelecidas: -Quando a Agroindústria foi fundada? De onde surgiu a ideia? -Que alimentos são beneficiados? -E tudo que é beneficiado é produzido aqui? -Quem trabalha na propriedade? -A produção é significativa? -Que espécies de frutíferas são cultivadas?Percebemos que o que mais chamou a atenção dos alunos do 3º ano foram as frutas e o seu processo de transformação em vários alimentos de modo natural sem aditivos químicos, os quais contribuem para uma alimentação saudável o que ajuda mantermos boa saúde e um meio ambiente no qual todos \nos seres vivos são preservados. A colheita dos dados da expedição aconteceu através de rodas de conversa, relatórios, desenhos e fotos.

Objetivos

Descobrir através da leitura e das experiências a importância das frutas para nosso organismo.

Comunidade de Aprendizagem

Agroindústria Familiar Guerra, Luciani Eickoff,Delires Kirst, bióloga do Parque do Turvo e guarda – parque.

Articulação com o currículo

Produções de poesias e brinquedos; Leitura, escrita e interpretação; Educação financeira; Comparar dados numéricos; Medidas de capacidade; Sistema monetário;Alimentos saudáveis; Solidariedade e cooperação; Convivência fraterna com todos; Importância do cultivo de um pomar; Diversidade de frutas; Importância das frutas para saúde; Recuperação paralela de conteúdos através do lúdico; Histórias matemáticas; Cálculos envolvendo as quatro operações; Plantas naturais que contribuem para nossa saúde; Lixo e sua utilidade;Caixa surpresa com perguntas voltadas ao título do projeto; Conhecimentos matemáticos sistema de numeração decimal, cálculos, histórias matemáticas, noções de frações, dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo, sistema monetário, medidas de massa e comprimento;Animais terrestres e aquáticos; Opções saudáveis para a alimentação; História da cidade e mudanças do espaço de urbano ao longo do tempo;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Salto Grande

Diretor
Maryneide Berghetti Gross

Turma
3º ano

Número de alunos
17

Educadores
Mara Cristína Sorgetz da Rocha

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Derrubadas

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DERRUBADAS

Apoiadores
Família e comunidade escolar.

Assessoria Pedagógica
UCEFF
Um projeto que teve muito êxito, pois foi bem visível o entusiasmo dos alunos diante das atividades que lhes foram propostas, bem como dos pais em auxiliar seus filhos mandando tudo que solicitávamos durante o ano letivo
Mara | Professor(a)