Aprendendo com amor e sabor as histórias infantis.
Pergunta Exploratória
O que nesse local auxilia a cuidar do corpo? Porque viemos ao posto de saúde e a fisioterapia?
Expedição Investigativa
No dia 27 de março, os alunos juntamente com a professora titular deslocaram-se até a sede do município para visitar dois espaços públicos: o posto de saúde e a centro de fisioterapia. No posto de saúde os dialogaram com: o(a) dentista, a nutricionista, o doutor e as enfermeiras, sobre os principais cuidados com o nosso corpo. No centro de fisioterapia conversaram com as fisioterapeutas sobre a importância dos exercícios físicos para a nossa saúde. No retorno para a sala de aula, foi desenvolvido rodinha de conversa, desenho e relatório coletivo. Percebeu-se que o que mais chamou atenção dos alunos foi; os coelhos, a história da Emília sobre as vitaminas, as batidas do coraçãozinho do filho da professora titular, a escova e o creme dental.
Objetivos
Vivenciar momentos de contação de histórias, relacionadas ao seu cotidiano que possibilite conhecer seu próprio corpo, seus limites, bem como a saúde e o conhecimento de diferentes tipos de alimentos incentivando os bons hábitos alimentares.
Comunidade de Aprendizagem
Funcionário do Centro de Saúde (médico, dentista, nutricionista e enfermeira, fisioterapeuta)
Articulação com o currículo
Histórias e músicas infantis; Expressão corporal, ritmo e danças; Exploração de diferentes tipos de materiais; Desenho; Comunicação- expressão oral; Pintura; Hábitos e atitudes saudáveis; Vegetais utilizados no cardápio escolar; Alimentação saudável; Hábitos e atitudes saudáveis; Vegetais utilizados no cardápio escolar;Alimentação saudável; Atenção e concentração; Desenhos; Estudo das cores; Musicas infantis e cantigas de roda; Exploração de diferentes tipos de materiais;Percepções sensoriais; Alimentação saudável;Vegetais comestíveis e produzidos na horta escolar e em casa; Histórias e músicas infantis; Expressão corporal, ritmo e danças; Historias infantis; Cantigas de roda e musica; Valores/limites; Formas geométricas;Noções de tamanho, espessura e forma; Percepções sensoriais (visual, tátil, gustativa, olfativa e auditiva).