Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Resgate de brinquedos e brincadeiras divertidas! "Eu goste das aulas da profe porque comecei a criar brinquedos. Já fizemos pés-de-lata, robôs, jogos com caixa de ovos, dobradura e minha mãe e meu pai adoraram fazer brinquedos comigo. Eu sempre chego em casa e falo para minha família o que fizemos na aula. Na escola, agente brinca até com a natureza: brincamos de se embalar com os cipós e folhas dos coqueiros. Já fizemos uma pipa e veio até o pai de uma colega para nos ensinar. Outras colegas fizeram para nós brincarmos os "slaines" (massinha de modelar caseira). Adorei fazer brinquedos e brincar com os brinquedos que os outros inventaram".
Eloíse Vitória Garcia de Freitas | aluno(a)
"As atividades desenvolvidas são de extrema importância, estimulam a criatividade e desenvolvem a capacidade de raciocínio. Minha filha através destas atividades melhorou sua capacidade de criação e também independência na execução de trabalhos escolares. É muito importante o desenvolvimento de projetos como esse e os professores estão de parabéns pelas tarefas desenvolvidas."
Paulo Gilberto dos Santos Domingues | responsável
Pergunta Exploratória

Como eram os brinquedos antigos e quais suas principais diferenças com os atuais?

Expedição Investigativa

Sala de vídeo da escola decorada com brinquedos dos anos 70, vídeos com imagens de vários brinquedos da época e cartazes.

Objetivos

Resgatar a arte de brincar com brinquedos de décadas passadas, entendendo suas regras, vivenciando novas experiências, desenvolvendo habilidades motora ampla e fina, tempo e espaço, adjacente à criatividade para inventar novas brincadeiras e seu próprio brinquedo.

Comunidade de Aprendizagem

Professora, alunos e famílias.

Articulação com o currículo

Pesquisa sobre a origem de alguns brinquedos, confecção de brinquedos variados com materiais alternativos, oficina de construção de pandorgas, visita as museu Pedro Palmeiro, releitura de obras de arte - Ivan Cruz, desafio de criar brinquedos e brincadeiras novas, pesquisa com as famílias sobre os brinquedos antigos e customização de carrinho de rolimã, skate e ioiô.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Turno Oposto Criança Feliz

Diretor
Claudia Regina Schmidt Bravo

Turma
3° ano

Número de alunos
27

Educadores
Angel Viviane Lopes Prado

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santiago

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SANTIAGO - CENTRO

Apoiadores
Vanderlei Almeida / Joares Silveira de Almeida

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazarolli
" O projeto teve início devido ao interesse dos meus alunos em saber como tinha sido minha infância e como nós brincávamos na época. Os alunos começaram a ser desafiados a confeccionar pés-de-lata, jogos com a família, massinha de modelar caseira, brinquedos de papelão, peteca, máscaras, brincadeiras com as mãos e até com apenas um palito de picolé. Começaram a entender que o mais divertido é criar do que ter um brinquedo industrializado. As criações começaram a ser espontâneas, pois eles faziam brinquedos no final de semana para brincar com os colegas na segunda-feira. Visitamos o museu Pedro Palmeiro e tivemos a visita de um pai para confeccionar uma pipa. Desta forma, fiquei muito contente, uma vez que atingi o objetivo do meu projeto...eles criavam e se divertiam concomitantemente."
Angel Viviane Lopes Prado | Professor(a)