“Criando com Wassily Kandinsky”
“ Com o projeto eu aprendi mais e se diverti. O projeto me ensinou várias coisas e até que foi legal. Fizemos várias atividades e eu gostei.
Laryssa Soares | aluno(a)
“ Nós auxiliamos no que podia e a notei o aprendizado de minha filha que cada dia vinha para casa com uma atividade sobre formas geométricas e nos explicava bem direitinho. Foi muito válido fazer esse projeto.
Alex Soares | responsável
Pergunta Exploratória
Quais são as formas que encontramos no meio em que vivemos?
Expedição Investigativa
No dia 13 de abril os alunos do quarto ano matutino da Escola Municipal Professor Guerino Riquetti, juntamente com as professoras Lucilene Sarmento e Silvana Bareta realizaram a expedição investigativa na Rua Presidente Castelo Branco, bairro Navegantes. A pergunta exploratória que motivou a expedição foi a seguinte: Quais são as formas que encontramos no meio em que vivemos? Durante a expedição os alunos observaram e tocaram as formas contidas na natureza, nas moradias, nos meios de transportes, objetos contidos na rua e na escola, todas as formas da natureza e as produzidas pelo homem que continham na rua da escola. As perguntas e ideias que surgiram da turma foram: O que é um cubo? Um cilindro? Qual o formato das pedras? Qual o formato do chão da escola? O muro da escola é o que? Qual é o formato das placas? Qual é o formato do nosso corpo? Que forma tem a latinha de refrigerante?
Objetivos
As artes visuais no fazer dos alunos: desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas. Criação e construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional). Reconhecimento e experimentação de leitura dos elementos básicos da linguagem visual, em suas articulações nas imagens apresentadas pelas diferentes culturas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).
Comunidade de Aprendizagem
Pais\ Alunos\ Professores\Palestrante.
Articulação com o currículo
Monocromia e policromia; Desenho, luz, sombra, ponto, linha, espaço; Formas e cores na pintura; Proporção; altura, largura, profundidade, plano, figura e fundo; Perspectiva; Mosaico;