O 5º ANO FAZ PARTE DA HISTÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR GUERINO RIQUETTI
“ O programa permite interação com os colegas, pesquisas, organização e apresentação de dados. E isso enriquece o nosso conhecimento.
LUCAS MASSOM DE MORAIS | aluno(a)
“ A participação aqui em casa foi de todos, juntos confeccionamos maquete da escola. Quanto ao aprendizado ficou gravado nele a história da fundação da escola.Agradecemos a escola pela parceria.
Railda Massom | responsável
Pergunta Exploratória
A Escola Municipal Professor Guerino Riquetti sempre foi assim como é hoje?
Expedição Investigativa
No dia 27 de abril os alunos do 5º ano realizaram a expedição investigativa na Escola Municipal Professor GuerinoRiquetti. A pergunta exploratória que motivou a expedição foi: A Escola Municipal Professor Guerino Riquetti sempre foi assim como é hoje? Durante a expedição os alunos foram divididos em 3 grupos, onde puderam conversar em forma de entrevista com algumas pessoas que trabalham a mais tempo na escola. As perguntas que motivaram a entrevista forma: Quando você começou a trabalhar na escola? Como ela era? Quanto tempo você trabalha nesta escola? Quantos alunos tinham na escola quando você começou a trabalhar? Você lembra o nome das diretoras(es) que atuaram na escola? Como era a estrutura física e a organização da escola quando você iniciou seu trabalho? Algo mudou? O ginásio já estava construído quando iniciou seu trabalho?
Objetivos
Reconhecer a língua como uma forma de comunicação necessária para o exercício da cidadania. Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação e em diferentes usos e funções, Reconhecer as diferentes formas de acesso a informação e ao conhecimento, em língua escrita(biblioteca, livrarias, internet...) Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura, Produzir textos escritos de gêneros diversos considerando seu suporte, seu contexto de circulação, sua estrutura, suas características linguísticas e discursivas; Dispor no papel e organizar o próprio texto de acordo com as convenções das escrita( letra legível, boa apresentação, margens, espaçamento entre títulos e textos, alinhamento entre título e parágrafo...) Utilizar estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situações problemas envolvendo adição,subtração, divisão e multiplicação;
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do 5º ano, professores, funcionários da escola, diretores e pais.
Articulação com o currículo
Produção textual, estruturação de texto, relatório, imagens, vídeos, entrevistas. Linha do tempo, gráficos, números e quantidades, planta baixa, planta alta. Resgate histórico, localização em tempo e espaço, análise de modificação de paisagens e tempos históricos. Alimentação, merenda escolar, cardápio Valorização do ser humano, suas construções e relações.