Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincar e aprender "Eu gostei de participar e quero fazer de novo. Eu quero pintar outros desenhos no pátio da escola".
ALBERTO GONÇALVES VIGANÓ | aluno(a)
"Esse projeto dos brinquedos e pinturas foi muito importante pois mostrou como a escola e pais trabalham juntos, lado a lado. Também ajudou na coordenação de cada aluno que se dedicou a fazer seus trabalhos com muito empenho e carinho. Foi muito proveitoso e legal".
DAIANE PISSOLI | responsável
Pergunta Exploratória

Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras sempre foram assim?

Expedição Investigativa

NO DIA 03 DE MAIO DE 2018, OS ALUNOS DO PRÉ III MATUTINO E VESPERTINO, FORAM NA PRAÇA PEDRO LÉLIS DA ROCHA EM CAPINZAL, PARA EXPLORAR OS BRINQUEDOS QUE EXISTEM NA PRACINHA. LÁ NA PRAÇA, OS ALUNOS OBSERVARAM UM PARQUINHO COM BRINQUEDOS, ONDE BRINCARAM MUITO E, OBSERVARAM TAMBÉM UM TABULEIRO GRANDE DE XADREZ. LÁ HAVIA VÁRIOS BRINQUEDOS: ESCORREGADOR, TOBOGÃ, BALANÇO, ESCADAS, PONTE, CORDA, TÚNEL, BARRAS, ...\nOS ALUNOS SE DIVERTIRAM MUITO NOS BRINQUEDOS E GOSTARAM DE FAZER O PIQUENIQUE. SOBRE O PASSEIO OS ALUNOS COMENTARAM: •NEM SEMPRE A PRACINHA FOI ASSIM; •TINHA UMA PARTE COM UMA CASINHA QUE PARECIA DUAS MONTANHAS; •QUANDO NOSSOS PAIS ERAM CRIANÇAS TINHA A PRACINHA? •A PRACINHA EXISTIA, MAS ERAM OUTROS BRINQUEDOS; •TINHA O JOGO DA VELHA TAMBÉM LÁ NA PRACINHA; •QUANDO EU SER GRANDE QUERO FAZER UM PARQUINHO PARA MEUS FILHOS; • EU QUERO CONSTRUIR UM BRINQUEDO;

Objetivos

* Ampliar as relaçõesinterpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive. Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, jogos e brinquedos. Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos. Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas. Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos,

Comunidade de Aprendizagem

Unoesc\nPais\navós\nalunos\nprofessores

Articulação com o currículo

Família, raciocínio lógico matemático, quantidade, comparações, cores, oralidade, escrita, expressividade, valorização, diversidade...Coordenação, expressão corporal, facial, visual, socialização, curiosidade, atenção, imaginação, concentração, trabalho coletivo, participação dos pais...Valores, regras, limites, socialização, atitudes, vínculos afetivos, respeito, atenção, equilíbrio, lateralidade, ludicidade, psicomotricidade, imaginação, concentração, diferentes linguagens...Valorização do resgate de brinquedos e brincadeiras antigas. Meios de comunicação e transporte.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra

Diretor
Monica Albara

Turma
Pré III matutino e vespertino

Número de alunos
43

Educadores
Edinéia Rech e Angélica Kunrath

Estado
Santa Catarina

Município
Ouro

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE OURO

Apoiadores
Sicredi

Assessoria Pedagógica
Adriana Sernajoto
"Esse projeto sobre os brinquedos e brincadeiras trouxe uma proximidade ainda maior entre escola e famílias, pois além de fazer parte do dia a dia das crianças atualmente, os pais e avós também tiveram essa fase da infância onde realizavam brincadeiras e tinham seus brinquedos por mais simples que fossem. Esse resgate foi importante para nossas crianças e também uma forma de resgate de memórias dos pais e familiares. Foi emocionante!"
EDINÉIA RECH SCHLINDWEIN | Professor(a)