Onça-pintada
Pergunta Exploratória
Vamos observar a natureza e ver o que ela nos revela?
Expedição Investigativa
Na roda de conversa dialogamos sobre a fauna e a flora de cada bioma. Alimentação, habitat, expectativa de viva, reprodução e estrutura corporal. Ilustramos aquilo que vimos, fizemos uma lista de tudo que vimos e fizemos acrósticos.
Objetivos
• Levar a criança a preservar a Natureza e refletir sobre o risco de extinção dos animais, conscientizando-as a participar dos cuidados com nosso Planeta.\n• Identificar e conhecer as características da onça-pintada;\n• Perceber a importância da onça-pintada para o meio ambiente; \n• Ler, produzir textos informativos e expressar oralmente suas ideias sobre o assunto estudado.
Comunidade de Aprendizagem
As professoras e os alunos que nos receberam em suas salas. \nCoordenadora pedagógica que apoiou durante as visitações A equipe gestora - A escola, SEMEC e SICREDI
Articulação com o currículo
• Matemática: Medida de massa e comprimento e tempo.\n• Geografia: Mapas, vegetação, pecuária e agricultura.\n• Artes: Desenhos, pintura, recorte e colagens.\n• Ciências: Cadeia alimentar, plantas, sentidos sensoriais, reprodução e extinção. \n• Língua Portuguesa: Oralidade, ampliar o vocabulário, confecção de cartaz, leitura, interpretação e escrita.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema foi decidido em assembleia.