Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Quero-Quero
Pergunta Exploratória

O que queremos aprender sobre o quero-quero.

Expedição Investigativa

Em sala a professora propôs aos alunos do 1º ano um passeio pelos espaços da escola e arredores para observar e registrar algo que fosse de interesse da turma. Ao sair da sala se depararam com 3 quero-queros (pássaros) cantando pela grama do pátio que estava sendo cortada.\nLogo houve perguntas e reações diversas. Aluno querendo pegar o pássaro. Outro demonstrando medo. Aluno dizendo: tem ferrão, e assim continuamos o passeio. Encontramos formigas, flores, visitamos o espaço da escola velha, e várias outras coisas.\nAo voltar à sala e questionados o que havia chamado a atenção e o que teriam interesse de conhecer, a resposta foi: sobre o pássaro quero-quero.

Objetivos

O Projeto tem por objetivo estimular a busca pelo conhecimento além do plano de aula. Instigar a curiosidade, o planejamento, o estudo, a organização, a disciplina e assim por diante. Realizar comparações entre as aves e o seres humanos, assim como associações do tema com o conteúdo passado em sala de aula. Auxiliando na alfabetização através de formas diversificadas de aprendizagem.

Comunidade de Aprendizagem

Conhecimento adquirido por professores, alunos e pais que acompanham diariamente seus filhos em suas pesquisas.\nPalestra com o professor de biologia para explanação do assunto.

Articulação com o currículo

*Conversa inicial (o que sei sobre o pássaro quero-quero, o que quero saber, como aprendemos), cartaz inicial do projeto.\nSe vão ao mercado?\-Conversação sobre a alimentação das aves x alimentação dos seres humanos.\Lista de palavras referente ao tema.\Como fazem xixi e cocô?\Conversa sobre o processo digestivo.\-Desenho representando o processo digestivo das aves.\Se vão à escola, o que aprendem?\Conversação sobre as profissões. \Gráfico das profissões das famílias.\Como a casca dos ovos quebram?\Diálogo de como nascemos, crescemos...\Desenho das partes do corpo humano.\Tipos de animais (aves, peixes, répteis, mamíferos, anfíbios). Classificação de alguns deles.\Como segura as coisas sem deixar cair?\Música dos 5 sentidos (visão, paladar, audição, olfato, tato).\Maquete do quero-quero.\Onde ele fica quando chove?\Cartaz sobre as características de cada estação.\Como se refresca no calor?\Conversação com a turma.


Ficha Técnica
Escola
EMEF José de Anchieta

Diretor
Sandra Mara Zinn

Turma
1º ano

Número de alunos
14

Educadores
Ana Paula Haas

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Passo do Sobrado

Cooperativa
SICREDI VALE DO RIO PARDO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PASSO DO SOBRADO

Apoiadores
Comunidade Escolar/ Programa A União Faz a Vida

Assessoria Pedagógica
Rodrigo Correa Rodrigues
Foi um grande prazer desenvolver este Projeto. Aprendemos conjuntamente sobre a ave símbolo do nosso Estado. Espero ter instigado nos alunos a curiosidade pela informação e a ambição pelo conhecimento.
Ana Paula Haas | Professor(a)