Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Diversidade cultural da região oeste de Santa Catarina Eu achei muito legal, pois estamos descobrindo como era o modo de vida dos colonizadores. E nos interessamos ainda mais quando descobrimos que nossos parentes e conhecidos estão envolvidos na história de São Carlos. Acho que foi o trabalho que a turma mais gostou.
Laura Watte | aluno(a)
Achei muito importante este resgate de valores culturais, bem como a história de como foi a vinda dos colonizadores e todas as dificuldades enfrentadas naquela época. Para os nossos filhos isto é ótimo para que aprendam a dar valor as suas origens e para que aproveitem ao máximo as oportunidades de hoje.
Cristiele Brutscher | responsável
Pergunta Exploratória

Quais culturas existem na região oeste?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu no dia 26/03, no turno vespertino, onde os alunos foram assistir a uma palestra com o Prof. Historiador Alecssandro Scalcon, sobre a influência da cultura no processo de colonização da região oeste de SC. Após a palestra, realizamos uma visita a exposição dos balseiros.

Objetivos

Compreender as diferentes culturas existentes na região oeste de Santa Catarina e suas influencias no processo de colonização da região.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, famílias, comunidade em geral.

Articulação com o currículo

História:\nComo era a rotina dos colonos?\nQuem construiu a Igreja de São Carlos?\nQuais ferramentas eram usadas pelos colonos e caboclos?\nComo eram as casas dos colonos e sua culinária?\nQuantas pessoas vieram para São Carlos no primeiro ano da colonização?\nComo aconteciam as punições por crimes ocorridos na região?\nGeografia:\nA cultura influenciou o processo de colonização do oeste de santa Catarina?\nComo foi desmembrado São Carlos de Chapecó?\nFoi de forma amigável ou através de imposições?


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur

Turma
7º Ano

Número de alunos
21

Educadores
Beatriz Roatti e Gisele de Paula Silveira

Estado
Santa Catarina

Município
São Carlos

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO CARLOS

Apoiadores
Casa da memória do município de São Carlos, CEOM de Chapecó e APP

O projeto proporcionou um ensino aprendizagem muito significativo para os alunos, bem como para nós professores, pois foi possível conhecer um pouco mais da descendência de cada aluno como também do processo de colonização e construção do nosso município. São projetos interdisciplinares que permitem a troca de conhecimento entre escola, comunidade e instituição.