Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Da Energia à Tecnologia Eu achei o projeto muito legal, estou aprendendo coisas que eu ainda não sabia. A visita a Usina foi maravilhosa, aprendemos como é gerada a energia elétrica e quais as mudanças que ocorreram na região. Aprendemos a importância de economizar a energia, até mesmo em casa, não demorar muito no banho, apagar as luzes, não ficar muito tempo com a porta da geladeira aberta.
Marina Elis Campo | aluno(a)
Achamos muito bom todos os conhecimentos passados sobre qualquer assunto, mas este sobre a energia elétrica é fundamental, não que os outros não sejam, mas com isso nossos filhos aprendem a importância de economizar energia.
Fernando Campo | responsável
Pergunta Exploratória

Como você percebe o uso da energia pelas pessoas?

Expedição Investigativa

Em um primeiro momento, foi assistido um documentário sobre Chernobyl. Os alunos ficaram impressionados com o que aconteceu, e se é a única forma de produção de energia elétrica. Muitos pesquisaram mais vídeos sobre o tema em casa.\nEm um segundo momento, foi realizada uma visita na Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó Energia, localizada no município de Alpestre-RS. Foi realizada uma apresentação em Power point sobre o que é e como funciona uma usina. Os alunos fizeram muitos questionamentos sobre o funcionamento e os recursos hídricos.

Objetivos

Perceber como os recursos energéticos influenciam a vida humana e que estes são responsáveis para todo o desenvolvimento tecnológico humano, também viabilizando a compreensão e o estímulo ao desenvolvimento do conhecimento e, consequentemente, a valorização do aprendizado.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, famílias, direção, empresas e pessoas apoiadoras

Articulação com o currículo

História: O que é energia. Quais os tipos de produção de energia.\nCiências e Geografia: Elencar quais as formas mais comuns de produção de energia mais usadas pela sociedade. Impactos ambientais para a produção de energia. Qual forma de produção de energia que menos agride o meio ambiente.\nCiências, Português, Informática, Geografia: Como é a estrutura de uma hidrelétrica?\nCiências: Energia elétrica e transformação da energia mecânica em energia elétrica. \nMatemática, Ciências, Geografia, Informática, Inglês:\nA sociedade e a energia. Desenvolvimento tecnológico.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur

Turma
5º Ano

Número de alunos
23

Educadores
Maria Marilene Rauber\nAntônio Carlos Hebetz\nRoberto Gabriel Ruver

Estado
Santa Catarina

Município
São Carlos

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO CARLOS

Apoiadores
UHE Foz do Chapecó, Móveis Léo, Vianei Heinen, Secco Bike, Danilo Roque Rauber, Secretaria de Agricultura, Pais.

O presente projeto está sendo muito desafiador, pois a forma como foi proposto difere dos conteúdos dos livros didáticos, sendo assim, possibilita a construção do conhecimento a partir de observações in loco e de atividades práticas.