Da Energia à Tecnologia
“ Eu achei o projeto muito legal, estou aprendendo coisas que eu ainda não sabia. A visita a Usina foi maravilhosa, aprendemos como é gerada a energia elétrica e quais as mudanças que ocorreram na região. Aprendemos a importância de economizar a energia, até mesmo em casa, não demorar muito no banho, apagar as luzes, não ficar muito tempo com a porta da geladeira aberta.
Marina Elis Campo | aluno(a)
“ Achamos muito bom todos os conhecimentos passados sobre qualquer assunto, mas este sobre a energia elétrica é fundamental, não que os outros não sejam, mas com isso nossos filhos aprendem a importância de economizar energia.
Fernando Campo | responsável
Pergunta Exploratória
Como você percebe o uso da energia pelas pessoas?
Expedição Investigativa
Em um primeiro momento, foi assistido um documentário sobre Chernobyl. Os alunos ficaram impressionados com o que aconteceu, e se é a única forma de produção de energia elétrica. Muitos pesquisaram mais vídeos sobre o tema em casa.\nEm um segundo momento, foi realizada uma visita na Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó Energia, localizada no município de Alpestre-RS. Foi realizada uma apresentação em Power point sobre o que é e como funciona uma usina. Os alunos fizeram muitos questionamentos sobre o funcionamento e os recursos hídricos.
Objetivos
Perceber como os recursos energéticos influenciam a vida humana e que estes são responsáveis para todo o desenvolvimento tecnológico humano, também viabilizando a compreensão e o estímulo ao desenvolvimento do conhecimento e, consequentemente, a valorização do aprendizado.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, famílias, direção, empresas e pessoas apoiadoras
Articulação com o currículo
História: O que é energia. Quais os tipos de produção de energia.\nCiências e Geografia: Elencar quais as formas mais comuns de produção de energia mais usadas pela sociedade. Impactos ambientais para a produção de energia. Qual forma de produção de energia que menos agride o meio ambiente.\nCiências, Português, Informática, Geografia: Como é a estrutura de uma hidrelétrica?\nCiências: Energia elétrica e transformação da energia mecânica em energia elétrica. \nMatemática, Ciências, Geografia, Informática, Inglês:\nA sociedade e a energia. Desenvolvimento tecnológico.