Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O mundo mágico do Circo.
Pergunta Exploratória

Será que é bom viver no circo?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu no mês de maio. Os alunos tiveram a oportunidade de visitarem o Circo Garcez que estava instalado na nossa cidade. As crianças chegaram ao circo com muito entusiasmo, e enquanto assistiam aos espetáculos, podíamos ver em cada olhar a alegria de estarem ali. \nOs alunos realizaram várias leituras informativas etambém pesquisaram na internet com o intuito de obterem conhecimentos sobre como é a vivência das pessoas no circo e quais eram as acrobacias e brincadeiras mais apresentadas nos espetáculos circenses.

Objetivos

Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem através de atividades e brincadeiras circenses.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, cooperação dos pais dos alunos. Contribuição do Sr.Jozias Martins Cruz proprietário da loja Móveis Martins na confecção de alguns brinquedos em madeira. Colaboração da Secretaria Municipal de Educação no fornecimento de materiais. Cooperação da Prefeitura Municipal de Araputanga-MT em presentear os alunos das escolas municipais com uma visita ao circo. E, participação da mãe Maria Verônica de Oliveira e da Coordenadora Miriam Furtado Bento dos Anjos.

Articulação com o currículo

O projeto foi trabalhado de forma a abranger as disciplinas: Língua Portuguesa: Interpretação oral e escrita;Leituras informativas. Matemática: Medida de tempo / Comprimento / Capacidade / Massa. Ciências Humanas e da Natureza: Bullying. Arte: Pintura, recorte e colagem. Expressão corporal.Educação Física:Arte circense.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No mês de maio, o município de Araputanga – MT recebeu a visita do Circo Garcez. Durante a permanência do circo na cidade, as crianças ficaram ansiosas em visita-lo. \nNo penúltimo dia, o Prefeito Joel Marins, presenteou os alunos das escolas municipais com uma visita ao circo para assistirem aos espetáculos.\nAs crianças chegaram ao circo com muito entusiasmo, e enquanto assistiam aos espetáculos, podíamos ver em cada olhar a alegria de estarem ali. O colorido do circo, as personagens e os espetáculos reforçado com o riso das crianças, deixava o momento ainda mais contagiante.\nNo retorno à sala de aula, algumas crianças fizeram comentários a respeito da vivência das pessoas no circo. A partir de então, surgiu o interesse pela pesquisa.

Ficha Técnica
Escola
E. M. José Evaristo Costa

Diretor
Ricardo Leandro Schiavinato

Turma
4º Ano

Número de alunos
19

Educadores
Silvana Bento de Melo Couto.

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Sr.Jozias Martins Cruz Maria Verônica de Oliveira Miriam Furtado Bento dos Anjos Sr.Jozias Martins Cruz

Assessoria Pedagógica
Cristiane Otília Colosso
Fiquei encantada ao vê-los socializando o resultado das informações obtidas através de uma roda de conversa, onde cada grupo colocava suas ideias de forma respeitosa. \n Sinceramente, fiquei surpresa quando um dos membros de um grupo mencionou que o palhaço do circo havia praticado Bullying em uma de suas apresentações (brincadeiras), onde ele tirava a foto de uma pessoa e em seguida mostrava a imagem de outra pessoa com um corpo escultural e sensual, e em outro momento ele tirava a foto de outra pessoa e mostrava a foto de uma mulher obesa e todos deram gargalhadas como forma de zoação.\nSinceramente, fiquei emocionada por terem enxergado num momento que deveria ser de pura descontração, algo tão trabalhado em nossa Instituição de Ensino que é o tema: Bullying, tema este tão discutido atualmente e mundialmente.
Silvana Bento Melo Couto | Professor(a)