VALORES E CIDADANIA
“ Com o projeto percebi que é importante poder ajudar alguém. Faz bem para os outros e para nós mesmos.
Adrian Schmitz Muscopf | aluno(a)
“ Ver meu filho preocupado com a preservação do patrimônio público, empolgado com as boas ações por ele praticadas, me deu a certeza de que projetos como esse contribuem muito na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Selaine Schmitz | responsável
Pergunta Exploratória
Para você, o que é ser um bom cidadão?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu no dia 23 de março de 2018, no SCFV, onde os alunos participaram de uma aula de judô com o professor Walter que, em sua fala, deixou claro os fundamentos e princípios de um judoca, destacando sobre as regras deste esporte, mas, principalmente, explicou que o judô prega o respeito e a disciplina. Um bom judoca deve ser educado, disciplinado e ter respeito e amor pelo próximo. Em seguida, os alunos participaram de um lanche com os demais alunos que freqüentam o SCFV, durante o qual a professora Nádia explicou a todos os serviços por eles oferecidos.
Objetivos
Proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre suas atitudes, levando-os a perceber a importância do respeito mútuo para uma convivência harmoniosa fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro para tomar decisões com base em princípios éticos, inclusivos, e solidários dentro e fora da comunidade escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, direção, famílias, Palestrante do IFSC, Funcionários da Câmara de Vereadores.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: leitura e produção textual, relatos de experiências vividas, pesquisas, desenvolver a oralidade e a escrita.\nArte: Confecção de cartazes, desenhos, pinturas e painéis, saber descrever os lugares visitados.\nEnsino Religioso: direitos e deveres do aluno, Valores humanos. favorecer a valorização do ser humano, entrelaçando solidariedade, vínculos sociais e a convivência com o outro, enfatizando a socialização nas vivencias do dia a dia com o outro e com si mesma. Relacionamento, respeito às diferenças.\nMatemática: frações, porcentagens, contagem do tempo.\nHistória: criação do município de São Carlos e Independência do Brasil. Aspectos culturais.\nEducação Física: Esporte e lazer, regras.\nGeografia: espaço, localização.