Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

DESCOBRINDO PESOS E MEDIDAS Foi importante participar deste projeto, gostei muito das atividades de matemática, principalmente das atividades práticas, quando medimos objetos e espaços, comparando pesos e medidas. Aprendemos com ele que as medidas estão em todo lugar.
Augusto Otávio Pereira | aluno(a)
È um projeto bom que ajuda a incentivar a leitura e desperta a curiosidade e a vontade de aprender. Contribuímos auxiliando e incentivando nossos filhos a participar das feiras do projeto.
Simone Michelotto | responsável
Pergunta Exploratória

Como pesamos e medimos objetos e pessoas?

Expedição Investigativa

No dia 30 de abril de 2018, os alunos do 3º ano da Escola Municipal Professor Guerino Riquetti acompanhados das professoras Carla e Fernanda, realizaram a expedição investigativa na escola durante a aula de educação física para responder as perguntas investigativas: Vocês sabiam que nossa envergadura pode ser maior que nossa altura? Qual das bolas pesa mais? Qual o tamanho da quadra da escola? Quem é o aluno mais alto? Quem é o aluno mais baixo? Durante a exploração os alunos mostraram-se curiosos com os resultados. Medimos a altura dos alunos e comparamos com suas envergaduras, percebemos que alguns alunos tem a envergadura maior que a altura. Observaram algumas bolas e estimaram qual seria mais pesada, em seguida tiraram a prova de qual era, cada um pegou as bolas para sentir o peso e chegaram a conclusão que não era a bola maior a mais pesada.

Objetivos

• Desenvolver habilidades de leitura; • Aprimorar os conhecimentos sobre gráficos; • Através da realização da horta doméstica, conhecer as hortaliças utilizadas na merenda escolar; • Comparar a altura e pesos dos alunos; • Construir gráficos da altura dos alunos; • Montar um pano com comprimento de todos os alunos; • Construir maquetes e representações com materiais alternativos; • Produzir textos e tabelas comparativas; • Ler e interpretar poemas e literaturas; • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo; • Realizar medições utilizando unidades de medidas não padronizadas; • Conhecer alguns instrumentos de medida de comprimento (régua, fita métrica, entre outros) e peso (diferentes balanças); • Compreender a importância de ter uma unidade de medida padrão.

Comunidade de Aprendizagem

Visita à construção de uma casa. Realização de uma receita com a nutricionista;

Articulação com o currículo

Régua, fita métrica, trena. Centímetro e metro. Soma de medidas; Unidades de medidas não convencionais (passos, palmos e pés); Metro quadrado; Planta de uma casa; Medidas de massa e capacidade. Estimativas; Quilograma e grama; Gênero textual receita; Medidas de massa; Dobro e triplo. Comparação de medidas Comparação de comprimentos Soma, metros Comparação Pesos Comparação Metros, quilômetros


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professor Guerino Riquetti

Diretor
Monica Albara

Turma
3º ano

Número de alunos
17

Educadores
Fernanda Serena /Carla Patrícia do Nascimento

Estado
Santa Catarina

Município
Ouro

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE OURO

Apoiadores
Sicredi

Assessoria Pedagógica
Adriana Sernajoto
O projeto pode acrescentar no conhecimento teórico e prático dos alunos, que de uma forma interdisciplinar agregou conhecimentos em todas as áreas. O resultado foi produtivo.
FERNANDA CRISTINA SERENA CHIAMULERA | Professor(a)