DESCOBRINDO PESOS E MEDIDAS
                                                                	“ Foi importante participar deste projeto, gostei muito das atividades de matemática, principalmente das atividades práticas, quando medimos objetos e espaços, comparando pesos e medidas. Aprendemos com ele que as medidas estão em todo lugar.                                    
                                     Augusto Otávio Pereira | aluno(a) 
                                                                	“ È um projeto bom que ajuda a incentivar a leitura e desperta a curiosidade e a vontade de aprender. Contribuímos auxiliando e incentivando nossos filhos a participar das feiras do projeto.                                    
                                     Simone Michelotto | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Como pesamos e medimos objetos e pessoas?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 No dia 30 de abril de 2018, os alunos do 3º ano da Escola Municipal Professor Guerino Riquetti acompanhados das professoras Carla e Fernanda, realizaram a expedição investigativa na escola durante a aula de educação física para responder as perguntas investigativas: Vocês sabiam que nossa envergadura pode ser maior que nossa altura? Qual das bolas pesa mais? Qual o tamanho da quadra da escola? Quem é o aluno mais alto? Quem é o aluno mais baixo? Durante a exploração os alunos mostraram-se curiosos com os resultados. Medimos a altura dos alunos e comparamos com suas envergaduras, percebemos que alguns alunos tem a envergadura maior que a altura. Observaram algumas bolas e estimaram qual seria mais pesada, em seguida tiraram a prova de qual era, cada um pegou as bolas para sentir o peso e chegaram a conclusão que não era a bola maior a mais pesada. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 •	Desenvolver habilidades de leitura; •	Aprimorar os conhecimentos sobre gráficos; •	Através da realização da horta doméstica, conhecer as hortaliças utilizadas na merenda escolar; •	Comparar a altura e pesos dos alunos; •	Construir gráficos da altura dos alunos; •	Montar um pano com comprimento de todos os alunos; •	Construir maquetes e representações com materiais alternativos;  •	Produzir textos e tabelas comparativas; •	Ler e interpretar poemas e literaturas; •	Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; •	Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo; •	Realizar medições utilizando unidades de medidas não padronizadas; •	Conhecer alguns instrumentos de medida de comprimento (régua, fita métrica, entre outros) e peso (diferentes balanças); •	Compreender a importância de ter uma unidade de medida padrão.  
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Visita à construção de uma casa. Realização de uma receita com a nutricionista; 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Régua, fita métrica, trena. Centímetro e metro. Soma de medidas; Unidades de medidas não convencionais (passos, palmos e pés); Metro quadrado; Planta de uma casa; Medidas de massa e capacidade. Estimativas; Quilograma e grama; Gênero textual receita; Medidas de massa; Dobro e triplo. Comparação de medidas Comparação de comprimentos  Soma, metros Comparação Pesos Comparação Metros, quilômetros