Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Musicalizando na Alfabetização Eu achei o máximo resgatar as músicas que cantavam no passado e montar uma paródia, que ficou linda. Muito legal e divertido aprender com a música. Estou adorando.
Ana Carolina Engler | aluno(a)
Gostei da ideia de ensinar nossos filhos através da música. Porque hoje em dia canta-se muito pouco. Vejo que minha filha está indo à escola com mais vontade.
Angélica Brutscher | responsável
Pergunta Exploratória

Qual o gênero e ritmo musical que mais gosto?

Expedição Investigativa

Em roda de conversa, discutimos sobre a importância e os benefícios que a música poderia estar trazendo na alfabetização. Decidimos convidar o músico Héber Majolo Zart. A expedição investigativa aconteceu no dia 12 de abril, na “Prainha” localizada na margem do Rio Uruguai no Bairro Balneário Pratas. Caminhamos até o local. Após a apresentação do mesmo, foi a hora de cantar: Héber apresentou vários gêneros musicais e muitos com o coro das crianças. Foi possível observar o entusiasmo das crianças nos diversos estilos de músicas e pelo fato de serem acompanhadas por um instrumento musical. No retorno foi possível constatar, através das falas das crianças, que a música é composta de palavras escritas com letras e através delas podemos aprender a ler.

Objetivos

Despertar nos alunos o gosto pela música, para assim desenvolver atividades de linguagem em diferentes espaços, favorecendo o aprendizado de forma lúdica.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, Professores, Direção, Pais, Avós, Bisavós, Músico e musicista.

Articulação com o currículo

MATEMÁTICA: gráficos e pesquisa.\nMATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA: Desenvolver a sensibilidade musical, a concentração, coordenação motora, a socialização, dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur

Turma
2º e 3º Anos

Número de alunos
38

Educadores
Marli Riffel

Estado
Santa Catarina

Município
São Carlos

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO CARLOS

Apoiadores
Héber Majolo Zart – Locutor de rádio, compositor e músico.\nGabriele Bueno Rangel – Estudante

Por meio deste projeto, alcancei meu objetivo voltado ao desenvolvimento motor e cognitivo dos meus alunos, onde foi possível despertar nos alunos o gosto pela música e o desenvolvimento da oralidade, além da satisfação de resgatar músicas (cantigas) antigas, com a participação dos pais, avós e bisavós. Me sinto satisfeita pelo objetivo alcançado no projeto.