RÚSSIA, SEDE DA COPA 2018
“ Trabalhar sobre o assunto da copa foi muito legal, pois fizemos novas descobertas sobre o futebol e os países envolvidos. Teve também o compartilhamento de opiniões sobre o assunto. Descobri muitas coisas que eu não sabia sobre os países envolvidos principalmente a Rússia. Também trabalhamos muito sobre os valores que estão presentes nos jogos e que devemos levar para o nosso dia a dia.
Carolina da Rosa | aluno(a)
“ O Programa A União Faz a Vida tem o objetivo de cooperação e o trabalho de equipe. O tema Rússia Sede da Copa 2018 da turma em destaque foi bastante divulgado na mídia. Na escola percebeu-se o interesse de todos, pois puderam conhecer um pouco mais sobre os países participantes da copa. Também observou-se os questionamentos referentes aos valores, pois nem sempre o melhor e o mais famoso fica campeão. Ouve dificuldades percebidas mas com a ajuda e colaboração de todos conseguiram atingir os objetivos do trabalho.
Bernadete Jäeger | responsável
Pergunta Exploratória
Quantas horas diárias os jogadores treinam? Qual é o salário médio dos jogadores? Quem é o mascote da Chapecoense e quem é o da Copa de 2018?
Expedição Investigativa
Visita à Arena Condá- Chapecó-SC.\nAo retornar os alunos comentaram sobre a atitude positiva de alguns jogadores e sobre as informações dadas pelo representante da Chapecoense (Mascote da Chapecoense) e sobre respostas de perguntas feitas ao representante.
Objetivos
Reconhecer que a copa, além de ser um momento de competição, é um encontro de culturas e riquezas culturais, históricas e sociais, onde o espírito competitivo não se sobrepõem ao da solidariedade, respeito e ética.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, direção, famílias
Articulação com o currículo
Geografia: localização dos países participantes da Copa de 2018. Trabalhar os pontos turísticos da Rússia. Produção de textos descritivos sobre a Rússia. O mundo do trabalho. A economia. Estilo de vida. Emprego e desenvolvimento. Problemas sociais.\nMatemática: estudo estatístico, tabelas, gráficos e área coberta.\nEnsino Religioso: valores.\nPortuguês: textos dissertativos.\nLíngua Estrangeira – Inglês: criação de diálogos.\nHistória: pesquisa sobre os Teuto-Russos de São Carlos.