Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

COMUNICAÇÃO: A POESIA E O CINEMA O início do projeto trouxe grandes expectativas de diversão e aprendizados. As viagens de estudo realizadas foram ótimas. Começamos indo para o auditório de São Carlos para assistir um filme muito interessante, que falava sobre borboletas. Esse filme conscientizou muito os alunos sobre sua própria vida, além de nos mostrar sobre a entomologia. O que mais gostei foi as viagens de estudo. Fomos para Seara, onde visitamos um museu entomológico, que nos fascinou com sua variedade de insetos. Visitamos outro museu, que também fica em Seara, que possuía objetos domésticos e utensílios de agricultura muito antigos. O mais interessante foi que todos esses objetos foram doados por moradores do lugar, objetos que eram de herança ou algum motivo semelhante.
Fernanda Boita Hesel | aluno(a)
Todas as viagens que foram fornecidas aos alunos e as atividades desenvolvidas do projeto foram gratificantes. Pude ver isso pelo entusiasmo demostrado pela minha filha quando retornava para casa e contava inúmeras coisas que achou incrível. Posso afirmar que trouxe muito conhecimento para os alunos e, também, uma curiosidade imensa em descobrir outros lugares. O projeto PUFV proporcionou oportunidades para conhecer lugares diferentes que alguns alunos nunca tiveram, devido a condição financeira. E, além de trazer conhecimento, essas viagens forneceram muita diversão e alegria. Espero que eventos como esses ocorridos possam se repetir, para que outros alunos também tenham essas oportunidades.
Roseli Boita | responsável
Pergunta Exploratória

O que mais chamou sua atenção no filme?

Expedição Investigativa

No dia 29 de março de 2018, pelo turno matutino, foi organizado um passeio até o cinema da cidade. Todos os alunos do 9º ano foram ao auditório da Educação para assistir o filme “A Borboleta Azul”. Após o filme, os alunos retornaram à escola e a turma fez uma roda de conversa. Em seguida, realizou-se levantamentos dos conhecimentos dos alunos sobre elementos do filme e conhecimentos que são de interesse deles em aprender. Foram elaborados cartazes com perguntas que direcionavam as discussões: “O que sei?”, “O que quero saber?”.

Objetivos

Proporcionar aos estudantes uma reflexão sobre a linguagem como forma de comunicação em diferentes situações.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, Professores, direção.

Articulação com o currículo

História: Cultura germânica e Biografia de Fritz Plauman.\nArtes: Linguagem Visual, Arte da Natureza, Estudo de Forma, Cor, Linha e Movimento, Simetria.\nInglês: Comunicação Global.\nMatemática: Função de 1º grau.\nEnsino Religioso: Inclusão e acessibilidade.\nLíngua Portuguesa: A linguagem e os processos de comunicação.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Padre Jorge Annecken

Turma
9º Ano

Número de alunos
5

Educadores
Ivanete Maria Klier Gomes e Elisa Loeblein

Estado
Santa Catarina

Município
São Carlos

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO CARLOS

Apoiadores
Projeto Cine Cultura

Os alunos estavam instigados e empolgados na realização das atividades propostas projeto. Desde a expedição investigativa até a conclusão das atividades, todos se envolveram e se dedicaram. O que mais chamou a atenção, e creio que o aspecto mais atrativo, foram as viagens de estudo: ida ao cinema, em Chapecó, e ao museu entomológico Fritz Plaumann, em Seara. Considero de grande valia realizar viagens de estudo, pois é uma oportunidade de aprender, conhecer e explorar os espaços fora da escola. O processo investigativo, durante a exploração dos espaços, estimula e instiga os alunos a serem criativos. Também, as viagens de estudo propiciam aos alunos a oportunidade de conhecer outros lugares, pessoas, e sempre aprender mais.