Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O Lado de Fora da Escola O tema do projeto desse ano é muito interessante, pois possibilita que conheçamos nosso ambiente sob uma nova perspectiva, estando em contato com os elementos naturais que fazem parte do nosso dia a dia, aprendendo a conhecê-los e respeitá-los.
Naiane Oss Emer | aluno(a)
Acredito que PUFV traz um novo modo de ensinar nossos filhos, a partir de suas vivências, tornando o aprendizado mais interessante e menos mecânico, buscando intensificar o aprendizado durante o cotidiano de minha filha, fazendo-a sentir a importância do conhecimento para poder usar no dia a dia de nossas vidas, trazendo sempre coisas novas.
Geni Biasi | responsável
Pergunta Exploratória

O que a natureza nos ensina?

Expedição Investigativa

Em outubro de 2017, em comemoração ao Dia da Criança, foi realizada uma oficina sobre atividades outdoor para os alunos do 5º ao 9º ano. A conversa com os estudantes aconteceu através do relato de experiências com trekking, camping e escalada, apresentando e demonstrando o uso de equipamentos específicos. Os alunos demonstraram grande interesse e a tarde gerou muitas curiosidades sobre os esportes que podem ser praticados em meio a natureza.

Objetivos

O objetivo deste projeto é aproximar os alunos do meio natural do seu dia a dia, possibilitando a vivência sob um olhar diferente: para além do saber preservar, é preciso saber sentir e apreender tudo que as atividades em contato com a natureza podem nos oferecer quando realizadas da forma correta. Assim, através de diversas atividades e de um acampamento que será a culminância do presente projeto, pretende-se oportunizar para alunos e comunidade uma aproximação com a natureza, alcançando o desenvolvimento do autoconhecimento, o trabalho em equipe, a cooperação e o respeito, tudo isso num meio natural familiar à comunidade, sempre fundamentado na ética de mínimo impacto ambiental, ressaltando a necessidade de preservar, proteger e respeitar para sempre que possível tornar melhor o meio em que estamos inseridos.

Comunidade de Aprendizagem

Este projeto conta com a participação de toda a comunidade escolar e alguns segmentos da comunidade em geral. As professoras organizarão as atividades a serem desenvolvidas (aulas, oficinas, trilhas, acampamento), mas os alunos e suas famílias farão parte de todo o processo, tomando decisões, fazendo escolhas, participando da construção das teorias e das práticas. Ministrando as oficinas, trilhas e acampamento estará Cristiano Castro, esportista de atividades outdoor que tem cursos nas áreas de montanhismo, trekking, escalada, acampamento, técnicas verticais, prevenção de acidentes e autor-resgate em escalada, primeiros socorros e primeiros socorros em áreas remotas.

Articulação com o currículo

Poluir x Preservar: Produção de lixeiras com caixas de papelão. Sucata: Fabricação de animais com sucata. Sustentabilidade: Reaproveitamento de material na construção de brinquedos. Plantio de mudas: Solo, camadas, estações e preparo da terra. Pesquisa: Entrevista com produtores rurais e Estação Experimental do Guacho. Oficina: Conversa com Tairo Balardin (Secretário da Agricultura). Pranchetas: Produção de tabelas com produtos e valores. Emater: Conversa sobre agrotóxicos. Entrevista: Realização de entrevistas durante o acampamento. Painéis: Produção de texto com os resultados obtidos. Oficina de mínimo impacto ambiental e técnicas de acampamento ministrada por Cristiano Castro aos estudantes do 5º ao 9º ano, sobre a ética que essas práticas exigem (com o meio e com o outro) e construção de estruturas com bambu (pioneiras). Oficina de técnicas de acampamento ministrada por Cristiano Castro aos estudantes do 5º ao 9º ano.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Quando aconteceu a oficina sobre atividades outdoor em 2017, não tínhamos ainda a intenção de ligar este tema ao projeto. Mas ao observar a curiosidade dos estudantes sobre o tema nas semanas seguintes a oficina, percebemos que o momento da expedição investigativa se construiu ali. Dessa forma, consultando a comunidade escolar, percebemos que este tema atenderia uma demanda que partia do interesse dos nossos estudantes em estarem mais conectados com a natureza ao seu redor através de atividades ao ar livre.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MANUEL DA NÓBREGA

Diretor
Aliege Zanoto

Turma
Jardim à 9º ano

Número de alunos
80

Educadores
Todos

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campestre da Serra

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPESTRE DA SERRA

Apoiadores
SMECDC

Assessoria Pedagógica
Diane da Silva Zardo
Tenho visto o PUFV como uma oportunidade muito grande para toda a comunidade escolar. Como professora, gosto muito de desenvolver atividades referentes ao projeto, pois saí da zona de conforto e fui em busca do novo. Tenho visto os alunos entusiasmados com as atividades diferentes da sala de aula, mas que passam o mesmo conhecimento ou até mais pelo fato de serem desenvolvidas não somente com lápis e papel, mas também trazendo benefícios para a comunidade. Sabemos que temos que plantar a semente nos jovens e crianças para que se tornem adultos conscientes.
Roseli Fonseca | Professor(a)