O Lado de Fora da Escola
“ O tema do projeto desse ano é muito interessante, pois possibilita que conheçamos nosso ambiente sob uma nova perspectiva, estando em contato com os elementos naturais que fazem parte do nosso dia a dia, aprendendo a conhecê-los e respeitá-los.
Naiane Oss Emer | aluno(a)
“ Acredito que PUFV traz um novo modo de ensinar nossos filhos, a partir de suas vivências, tornando o aprendizado mais interessante e menos mecânico, buscando intensificar o aprendizado durante o cotidiano de minha filha, fazendo-a sentir a importância do conhecimento para poder usar no dia a dia de nossas vidas, trazendo sempre coisas novas.
Geni Biasi | responsável
Pergunta Exploratória
O que a natureza nos ensina?
Expedição Investigativa
Em outubro de 2017, em comemoração ao Dia da Criança, foi realizada uma oficina sobre atividades outdoor para os alunos do 5º ao 9º ano. A conversa com os estudantes aconteceu através do relato de experiências com trekking, camping e escalada, apresentando e demonstrando o uso de equipamentos específicos. Os alunos demonstraram grande interesse e a tarde gerou muitas curiosidades sobre os esportes que podem ser praticados em meio a natureza.
Objetivos
O objetivo deste projeto é aproximar os alunos do meio natural do seu dia a dia, possibilitando a vivência sob um olhar diferente: para além do saber preservar, é preciso saber sentir e apreender tudo que as atividades em contato com a natureza podem nos oferecer quando realizadas da forma correta. Assim, através de diversas atividades e de um acampamento que será a culminância do presente projeto, pretende-se oportunizar para alunos e comunidade uma aproximação com a natureza, alcançando o desenvolvimento do autoconhecimento, o trabalho em equipe, a cooperação e o respeito, tudo isso num meio natural familiar à comunidade, sempre fundamentado na ética de mínimo impacto ambiental, ressaltando a necessidade de preservar, proteger e respeitar para sempre que possível tornar melhor o meio em que estamos inseridos.
Comunidade de Aprendizagem
Este projeto conta com a participação de toda a comunidade escolar e alguns segmentos da comunidade em geral. As professoras organizarão as atividades a serem desenvolvidas (aulas, oficinas, trilhas, acampamento), mas os alunos e suas famílias farão parte de todo o processo, tomando decisões, fazendo escolhas, participando da construção das teorias e das práticas. Ministrando as oficinas, trilhas e acampamento estará Cristiano Castro, esportista de atividades outdoor que tem cursos nas áreas de montanhismo, trekking, escalada, acampamento, técnicas verticais, prevenção de acidentes e autor-resgate em escalada, primeiros socorros e primeiros socorros em áreas remotas.
Articulação com o currículo
Poluir x Preservar: Produção de lixeiras com caixas de papelão. Sucata: Fabricação de animais com sucata. Sustentabilidade: Reaproveitamento de material na construção de brinquedos. Plantio de mudas: Solo, camadas, estações e preparo da terra. Pesquisa: Entrevista com produtores rurais e Estação Experimental do Guacho. Oficina: Conversa com Tairo Balardin (Secretário da Agricultura). Pranchetas: Produção de tabelas com produtos e valores. Emater: Conversa sobre agrotóxicos. Entrevista: Realização de entrevistas durante o acampamento. Painéis: Produção de texto com os resultados obtidos. Oficina de mínimo impacto ambiental e técnicas de acampamento ministrada por Cristiano Castro aos estudantes do 5º ao 9º ano, sobre a ética que essas práticas exigem (com o meio e com o outro) e construção de estruturas com bambu (pioneiras). Oficina de técnicas de acampamento ministrada por Cristiano Castro aos estudantes do 5º ao 9º ano.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando aconteceu a oficina sobre atividades outdoor em 2017, não tínhamos ainda a intenção de ligar este tema ao projeto. Mas ao observar a curiosidade dos estudantes sobre o tema nas semanas seguintes a oficina, percebemos que o momento da expedição investigativa se construiu ali. Dessa forma, consultando a comunidade escolar, percebemos que este tema atenderia uma demanda que partia do interesse dos nossos estudantes em estarem mais conectados com a natureza ao seu redor através de atividades ao ar livre.