Classificação: Matematica
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

OS POLIEDROS E NÃO POLIEDROS - ROLA OU NÃO ROLA?
Pergunta Exploratória

Vamos coletar no pátio da escola 5 objetos que rolam livremente e 5 que não rolam?

Expedição Investigativa

Os alunos vão para o pátio da escola coletar objetos que rolam e que não rolam. Depois dentro da sala de aula separar objetos que rolam e que não rolam. De uma forma sutil, leve e agradável, levar o aluno a entender as semelhanças, diferenças e conceituações. Os alunos ilustraram o que viram. No final da atividade, todos registram, através de desenho, aqueles que rolam (corpos redondos- não poliedros) e aqueles que não rolam (poliedros).\nNa outra aula fizeram contornando das embalagens assim, poderão identificar as formas das faces de alguns poliedros. No final construir os poliedros e não poliedros em papel. Foi uma atividade que agradou muito os alunos. Com ela, a turma consegue perceber importantes características dos poliedros. Depois montaram as casinhas para calcular a área e o volume.

Objetivos

Despertar no educando a importância do conhecimento das formas geométricas – os poliedros e não poliedros bem como, suas aplicações em nosso meio.

Comunidade de Aprendizagem

Pesquisa junto a família os objetos de casa e suas formas geométricas. \nA equipe gestora - A escola, SEMEC e SICREDI

Articulação com o currículo

• Matemática -Formas geométricas planas e espaciais e poliedros e não poliedros (saber identificar e nomear adequadamente)\n• Artes: Desenhos, pintura, maquete, confecção de blocos lógicos, recorte e colagens\nInterdisciplinaridade\n• Respeito as diferenças

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Todas as decisões foram tomadas democraticamente; colocada em discussão e votada.

Ficha Técnica
Escola
E.M. CIRILA FRANCISCA DA SILVA

Diretor
Florisvaldo Gonçalves da Cruz

Turma
9ºAnoB

Número de alunos
16

Educadores
Maria Sinforosa Martin da Silva, Equipe gestora da escola

Estado
Mato Grosso

Município
Pontes e Lacerda

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PONTES E LACERDA

Apoiadores
SICREDI, SEMEC e Escola

Assessoria Pedagógica
Dayane Freitas de Lourdes
A partir da coleta dos objetos que rolam e os que não rolam encontrados no pátio, falamos do que viram, conferir as semelhanças e diferenças entre os sólidos citados no enredo, que ao destacar as formas geométricas espaciais e conceitos como: bases (faces), arestas (lados) e vértices (cantos, esquinas) de uma forma sutil, leve e agradável , como também chegar estabelecer relação com objetos do dia a dia e a classificar os poliedros e não poliedros , construir sólidos geométricos - poliedros e não poliedros através do manuseio na planificação.\nPartindo dessa constatação, os sólidos podem ser organizadas como numa lojinha, de acordo com o número de vértices que possuem. Objetiva-se desenvolver melhor no aluno sua noção de espaço
Maria Sinforosa Martin | Professor(a)