OS POLIEDROS E NÃO POLIEDROS - ROLA OU NÃO ROLA?
Pergunta Exploratória
Vamos coletar no pátio da escola 5 objetos que rolam livremente e 5 que não rolam?
Expedição Investigativa
Os alunos vão para o pátio da escola coletar objetos que rolam e que não rolam. Depois dentro da sala de aula separar objetos que rolam e que não rolam. De uma forma sutil, leve e agradável, levar o aluno a entender as semelhanças, diferenças e conceituações. Os alunos ilustraram o que viram. No final da atividade, todos registram, através de desenho, aqueles que rolam (corpos redondos- não poliedros) e aqueles que não rolam (poliedros).\nNa outra aula fizeram contornando das embalagens assim, poderão identificar as formas das faces de alguns poliedros. No final construir os poliedros e não poliedros em papel. Foi uma atividade que agradou muito os alunos. Com ela, a turma consegue perceber importantes características dos poliedros. Depois montaram as casinhas para calcular a área e o volume.
Objetivos
Despertar no educando a importância do conhecimento das formas geométricas – os poliedros e não poliedros bem como, suas aplicações em nosso meio.
Comunidade de Aprendizagem
Pesquisa junto a família os objetos de casa e suas formas geométricas. \nA equipe gestora - A escola, SEMEC e SICREDI
Articulação com o currículo
• Matemática -Formas geométricas planas e espaciais e poliedros e não poliedros (saber identificar e nomear adequadamente)\n• Artes: Desenhos, pintura, maquete, confecção de blocos lógicos, recorte e colagens\nInterdisciplinaridade\n• Respeito as diferenças
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Todas as decisões foram tomadas democraticamente; colocada em discussão e votada.