Classificação: Matemática
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O CILINDRO APAIXONADO
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história do Cilindro Feio e saber quem são os poliedros e não poliedros?

Expedição Investigativa

Foi no dia 24 de maio de 2018 na sala de aula os alunos leram a história O Cilindro Feio, Após a leitura fizemos a roda de conversa e disseram o que viram no livro: cilindro triste, rodinhas de pessoas, bullying, o quadrado, o cubo, prisma, o cone, a pirâmide, asfalto, muro, arvores, rios, chuveiro, jardim, banco, ruas, semáforo, cinema, diferentes, apaixonado, casas, montanhas, sol brilhando, caminho...horizonte! Na outra aula demos continuidade a temática e ao alunos ilustraram o que viram. Em seguida os alunos relacionaram o que viram através de acrostico - CILINDRO FEIO. Para encerrar a aula os alunos registramos as representações da história do Cilindro Feio.

Objetivos

Identificar os poliedros e não poliedros, vértices e arestas, nomear, comparar, modelar, descrever e classificar, planificar, tendo como referência a história do Cilindro Feio

Comunidade de Aprendizagem

A equipe gestora - A escola, SEMEC e SICREDI

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita, matemática, artes como: \n• Contagem e histórias matemáticas\n• Formas geométricas planas e espaciais (Matemática e Arte)\n• Formas geométricas: poliedros e não poliedros (saber identificar e nomear adequadamente).\n• Artes: Desenhos, pintura, maquete, confecção de blocos lógicos, recorte e colagens\n• Atividades didático-pedagógicas lúdicas e direcionadas: Leitura do livro O Cilindro Feio e construção através da planificação os poliedros e não poliedros\n\nInterdisciplinaridade: Respeito as diferenças e diversidades

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Todas as decisões foram tomadas democraticamente; colocada em discussão e votada

Ficha Técnica
Escola
E.M. CIRILA FRANCISCA DA SILVA

Diretor
Florisvaldo Gonçalves da Cruz

Turma
7º AnoB

Número de alunos
14

Educadores
Maria Sinforosa Martin da Silva, Equipe gestora da escola

Estado
Mato Grosso

Município
Pontes e Lacerda

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PONTES E LACERDA

Apoiadores
SICREDI, SEMEC e Escola

Assessoria Pedagógica
Dayane Freitas de Lourdes
O projeto já aconteceu e contribuiu para despertar a curiosidade, criatividade, senso crítico, participação, socialização dos alunos ao aprender sobre os poliedros e não poliedros através da história do Cilindro feio. \nFoi observado que no livro o Cilindro era diferente das outras figuras geométricas, na sala os alunos observaram que muitos dos alunos eram diferentes uns dos outros pela cor , pela etnia e outras, mas ficou intrínseco a referência as etnias …pois há etnias dos Quilombolas e Chiquitanos. Principalmente os Chiquitanos são calados, tímidos e tem muita dificuldade com a língua portuguesa. Sobre as etnias ficou para um próximo projeto.
Maria Sinforosa Martin | Professor(a)