O CILINDRO APAIXONADO
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história do Cilindro Feio e saber quem são os poliedros e não poliedros?
Expedição Investigativa
Foi no dia 24 de maio de 2018 na sala de aula os alunos leram a história O Cilindro Feio, Após a leitura fizemos a roda de conversa e disseram o que viram no livro: cilindro triste, rodinhas de pessoas, bullying, o quadrado, o cubo, prisma, o cone, a pirâmide, asfalto, muro, arvores, rios, chuveiro, jardim, banco, ruas, semáforo, cinema, diferentes, apaixonado, casas, montanhas, sol brilhando, caminho...horizonte! Na outra aula demos continuidade a temática e ao alunos ilustraram o que viram. Em seguida os alunos relacionaram o que viram através de acrostico - CILINDRO FEIO. Para encerrar a aula os alunos registramos as representações da história do Cilindro Feio.
Objetivos
Identificar os poliedros e não poliedros, vértices e arestas, nomear, comparar, modelar, descrever e classificar, planificar, tendo como referência a história do Cilindro Feio
Comunidade de Aprendizagem
A equipe gestora - A escola, SEMEC e SICREDI
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita, matemática, artes como: \n• Contagem e histórias matemáticas\n• Formas geométricas planas e espaciais (Matemática e Arte)\n• Formas geométricas: poliedros e não poliedros (saber identificar e nomear adequadamente).\n• Artes: Desenhos, pintura, maquete, confecção de blocos lógicos, recorte e colagens\n• Atividades didático-pedagógicas lúdicas e direcionadas: Leitura do livro O Cilindro Feio e construção através da planificação os poliedros e não poliedros\n\nInterdisciplinaridade: Respeito as diferenças e diversidades
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Todas as decisões foram tomadas democraticamente; colocada em discussão e votada