PLANTAS MEDICINAIS – DE CHÁ COM BOLO AO DAI-NOS O ALÍVIO DE CADA DIA.
Pergunta Exploratória
Os alunos do 9º ano B cultivam plantas medicinas em casa? Quais
Expedição Investigativa
Organizaram as carteiras em um círculo, cantamos a música “Alecrim” (Domínio Popular). Depois instigou-se aos alunos fazendo os seguintes questionamentos: Qual o nome da planta que aparece na música? Para que serve? Você já experimentou o chá dessa planta? Você sabe o que é planta medicinal? Exemplifique. Após a roda de conversa visitaram o pátio da escola, observando as plantas medicinais que tem no pátio. Em seguida desenharam as plantas que mais conhecem. \nNa outra semana levaram para casa uma ficha para entrevistarem um familiar responsável pelas plantas medicinais do quintal da casa. Na terceira semana registraram as informações coletadas por meio da ficha de entrevista, elaborando uma ficha final com todos os dados das demais fichas. Para finalizar foi elaborado um folder para ser distribuído no dia 20 de novembro de 2018 (Sarau Consciência Negra), e a degustação dos chás.
Objetivos
Conhecer a cultura dos chás e das plantas medicinais cultivados nos quintais das casas dos alunos do 9ºanoB.
Comunidade de Aprendizagem
Direção, Coordenadores, Professores, alunos e as famílias dos alunos do 9º ano B que cultivam plantas medicinais nos seus quintais.\nA equipe gestora - A escola, SEMEC e SICREDI
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: \n.Confecção de um folder explicativo;\nMatemática: \n.Resolução de problemas; \n.Medidas de volume;\n.Calendário: a época certa de plantio das ervas medicinais\n.Estatística\nCiências: (ainda em fase de pesquisa)\n.Chás: características;\n.Condições para a vida das ervas: luz solar, solo, ar, água;\n.Nomes científicos;\n.Benefícios para a saúde;\n.Confecção de um folder com as ervas medicinas -os dados para que serve ;\nGeografia: Tipo de solo e clima; Estações do ano- Época de plantio e coleta das ervas.\nHistória: O uso das ervas através dos tempos: como medicina alternativa; Resgate: Origem\nArtes: Decoração de potes para armazenagem dos chás, Desenhos das ervas, confecção de cartazes.\nÉtica: Saúde rural
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Todas as decisões foram tomadas democraticamente; colocada em discussão e votada.