Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

PLANTAS MEDICINAIS – DE CHÁ COM BOLO AO DAI-NOS O ALÍVIO DE CADA DIA.
Pergunta Exploratória

Os alunos do 9º ano B cultivam plantas medicinas em casa? Quais

Expedição Investigativa

Organizaram as carteiras em um círculo, cantamos a música “Alecrim” (Domínio Popular). Depois instigou-se aos alunos fazendo os seguintes questionamentos: Qual o nome da planta que aparece na música? Para que serve? Você já experimentou o chá dessa planta? Você sabe o que é planta medicinal? Exemplifique. Após a roda de conversa visitaram o pátio da escola, observando as plantas medicinais que tem no pátio. Em seguida desenharam as plantas que mais conhecem. \nNa outra semana levaram para casa uma ficha para entrevistarem um familiar responsável pelas plantas medicinais do quintal da casa. Na terceira semana registraram as informações coletadas por meio da ficha de entrevista, elaborando uma ficha final com todos os dados das demais fichas. Para finalizar foi elaborado um folder para ser distribuído no dia 20 de novembro de 2018 (Sarau Consciência Negra), e a degustação dos chás.

Objetivos

Conhecer a cultura dos chás e das plantas medicinais cultivados nos quintais das casas dos alunos do 9ºanoB.

Comunidade de Aprendizagem

Direção, Coordenadores, Professores, alunos e as famílias dos alunos do 9º ano B que cultivam plantas medicinais nos seus quintais.\nA equipe gestora - A escola, SEMEC e SICREDI

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: \n.Confecção de um folder explicativo;\nMatemática: \n.Resolução de problemas; \n.Medidas de volume;\n.Calendário: a época certa de plantio das ervas medicinais\n.Estatística\nCiências: (ainda em fase de pesquisa)\n.Chás: características;\n.Condições para a vida das ervas: luz solar, solo, ar, água;\n.Nomes científicos;\n.Benefícios para a saúde;\n.Confecção de um folder com as ervas medicinas -os dados para que serve ;\nGeografia: Tipo de solo e clima; Estações do ano- Época de plantio e coleta das ervas.\nHistória: O uso das ervas através dos tempos: como medicina alternativa; Resgate: Origem\nArtes: Decoração de potes para armazenagem dos chás, Desenhos das ervas, confecção de cartazes.\nÉtica: Saúde rural

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Todas as decisões foram tomadas democraticamente; colocada em discussão e votada.

Ficha Técnica
Escola
E.M. CIRILA FRANCISCA DA SILVA

Diretor
Florisvaldo Gonçalves da Cruz9AnoB

Turma
9º AnoB

Número de alunos
16

Educadores
Maria Sinforosa Martin da Silva, Daniela Santana Lourenço e Concebida Correia Mendes

Estado
Mato Grosso

Município
Pontes e Lacerda

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PONTES E LACERDA

Apoiadores
SICREDI, SEMEC e Escola

A avaliação foi processual e tendo como produto final um FOLDER explicativo com as plantas medicinais, onde explica o nome da planta medicinal, para que serve e se faz chás ou não. A culminância foi distribuir o folder no dia da Consciência Negra e também foi feita uma SALA DE DEGUSTAÇÃO dos chás acompanhados de bolos da qual deu o nome do projeto.\nFrente à imensa biodiversidade de plantas medicinais, quarenta e duas(42) são utilizadas pelos pais dos alunos no dia a dia e assim, torna-se fundamental uma melhor difusão de conhecimento e informação do uso racional de plantas como recurso terapêutico junto aos familiares dos alunos do 9º ano B e fazer um estudo mais profundo que pode reverter como fonte a mais de renda ás famílias.
Maria Sinforosa Martin da Silva | Professor(a)