Descobrindo os sons
“ "Tivemos a oportunidade de participar do projeto "Descobrindo os sons", que através das musicas/cantigas nossa pequena mostrou que de forma lúdica tem aprendido muito. Já sabe os sons dos animais, canta e ate dança, se divertiu muito mostrando os desenhos e os relacionando com as cantigas presentes no pendrive"
Daiane Probst | responsável
Pergunta Exploratória
Crianças! Que som é esse?
Expedição Investigativa
Foi na sala de aula no Cmei Passinhos do Saber na turminha de berçário II, através de imagens, cartilhas confeccionadas pelas professoras, os quais são apresentados e mostrados as crianças a fim de explorar sons, músicas e gestos.
Objetivos
Promover a partir das músicas e dos sons, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
Comunidade de Aprendizagem
Foi realizada uma visita a Casa da Cultura de Mercedes, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diversos instrumentos, apresentados pela professora de música: Renati Grutzmann. Em outro momento também foi produzido uma Caixa Musical que foi enviada para casa, para que cada aluno, juntamente com os pais pudessem manusear . Também foi realizado pelo CMDCA Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, entrega de uma "Bandinha" para o Cmei.
Articulação com o currículo
LINGUAGEM MUSICAL Fontes sonoras - Corporal (naturais e produzidos), culturais (próprio de cada região e etnia) , da natureza (fenômeno da natureza) e artificiais (instrumentos). Gêneros musicais - Músicas Infantis. Gêneros musicais - Música Popular, regional, folclórica, de raízes (samba, bossa nova, Jazz), clássica, entre outras. Elementos que compõem o som - Altura (grave, médio e agudo); Timbre (da natureza e produzido); Intensidade (forte/fraco, suave); Densidade (um som, muitos sons); Duração (longo/curto, pausa).