DESCOBRINDO OS ANIMAIS: A GALINHA
“ Conhecer a história da galinha foi bem divertido. A mamãe contou a história com a máscara e o Davi achou super engraçado. Depois disso, assistimos, cantamos e interagimos com as músicas. Achamos a atividade bem divertida, pois foi um momento de ficarmos mais próximos. Obrigada professoras pelo carinho e dedicação para com nossos filhos.
Amanda Taís Weidlich Da Luz | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos brincar e aprender com a galinha?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi desenvolvida na sala de aula, através da imagem da galinha em cartilhas, livros, revistas, desenhos, vídeos, galinha de pelúcia e galinha de verdade.
Objetivos
O projeto tem como objetivo estimular a curiosidade e o processo de descoberta dos alunos, promovendo diversas formas lúdicas de aprendizagens, com a galinha.
Comunidade de Aprendizagem
- Empréstimo da galinha ganizé do sítio de Irineu Jope e Marlise Barh Jope, para trazer para a sala e proporcionar momentos lúdicos e divertidos de interação com as crianças. \n-Participação dos Pais no envio de fotos demostrando momentos de interação entre pais e filhos, através de contação de história e brincandeiras com a galinha de crochê, a cesta e os ovos. -Entrega de uma galinha de crochê e dois ovos plástico proporcionando brincadeiras em casa e no CMEI.
Articulação com o currículo
Eixo Identidade e Autonomia Pessoal: Sensações (cinco sentidos) e percepções; Cuidado de si mesmo e do ambiente; Convivência nos diversos espaços (coletivo e individual). Eixo Corpo e movimento: Movimentos Fundamentais: engatinhar, sentar, levantar, andar, agarrar, soltar; Percepção direcional: dentro/fora; Coordenação óculo-manual; Estímulos visuais e auditivos; Brincadeiras de diferentes formas em diferentes espaços; Contação de histórias e musicalização / DVDS educativos; Músicas infantis. Eixo Intercomunicação e Linguagem: Construção da consciência fonológica (articulação de sons e palavras a partir de gêneros discursivos); Percepção na natureza e no cotidiano: cor, forma, textura, volume e linha.