Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

DESCOBRINDO OS ANIMAIS: A GALINHA Conhecer a história da galinha foi bem divertido. A mamãe contou a história com a máscara e o Davi achou super engraçado. Depois disso, assistimos, cantamos e interagimos com as músicas. Achamos a atividade bem divertida, pois foi um momento de ficarmos mais próximos. Obrigada professoras pelo carinho e dedicação para com nossos filhos.
Amanda Taís Weidlich Da Luz | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos brincar e aprender com a galinha?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi desenvolvida na sala de aula, através da imagem da galinha em cartilhas, livros, revistas, desenhos, vídeos, galinha de pelúcia e galinha de verdade.

Objetivos

O projeto tem como objetivo estimular a curiosidade e o processo de descoberta dos alunos, promovendo diversas formas lúdicas de aprendizagens, com a galinha.

Comunidade de Aprendizagem

- Empréstimo da galinha ganizé do sítio de Irineu Jope e Marlise Barh Jope, para trazer para a sala e proporcionar momentos lúdicos e divertidos de interação com as crianças. \n-Participação dos Pais no envio de fotos demostrando momentos de interação entre pais e filhos, através de contação de história e brincandeiras com a galinha de crochê, a cesta e os ovos. -Entrega de uma galinha de crochê e dois ovos plástico proporcionando brincadeiras em casa e no CMEI.

Articulação com o currículo

Eixo Identidade e Autonomia Pessoal: Sensações (cinco sentidos) e percepções; Cuidado de si mesmo e do ambiente; Convivência nos diversos espaços (coletivo e individual). Eixo Corpo e movimento: Movimentos Fundamentais: engatinhar, sentar, levantar, andar, agarrar, soltar; Percepção direcional: dentro/fora; Coordenação óculo-manual; Estímulos visuais e auditivos; Brincadeiras de diferentes formas em diferentes espaços; Contação de histórias e musicalização / DVDS educativos; Músicas infantis. Eixo Intercomunicação e Linguagem: Construção da consciência fonológica (articulação de sons e palavras a partir de gêneros discursivos); Percepção na natureza e no cotidiano: cor, forma, textura, volume e linha.


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil - Passinhos do Saber

Turma
Berçário IB

Número de alunos
18

Educadores
Eloine Jope, Marlice Weiss Pereira, Silvana Jensen Hilger, Francieli Teloken Loffi

Estado
Paraná

Município
Mercedes

Cooperativa
SICREDI ALIANÇA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MERCEDES - PR

Apoiadores
Patrícia Patera Roeder, Irineu Jope e Marlise Barh Jope, Prefeitura Municipal de Mercedes, CMDCA Conselho Municipal da Criança e do Adolescente

Nossas crianças demonstram muito interesse pela Galinha Pintadinha. Por isso, desenvolvemos nosso projeto tendo como foco a galinha. Foi muito gratificante contemplar a alegria das crianças ao ver a galinha na nossa sala. As crianças compreenderam, de uma maneira lúdica, que podemos brincar e aprender com os animais, desenvolvendo vínculos de cuidado e afeto.