Brincar e Aprender
“ ...Não é apenas um projeto, um brinquedo (sapinho), uma interação da criança com a família. É vida, é amor, é união, abraços, é a felicidade. São momentos que todas as crianças deveriam ter.
Tania Regina Effting | responsável
Pergunta Exploratória
Eu gosto de brincar! Então, vamos brincar?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada com o apoio da família através de uma pesquisa de campo, onde foi mandado para casa atividades para os pais fazerem um desenho expressando qual tipo de brincadeiras brincavam quando criança e com isso exploramos brincadeiras que hoje são esquecidas.
Objetivos
Oportunizar as crianças um espaço no qual elas possam através do brincar, participar de ações de socialização, auto conhecimento e autonomia, assim possibilitar o desenvolvimento, concentração e criatividade.
Comunidade de Aprendizagem
Conforme o levantamento feito das brincadeiras preferidas das crianças e de seus pais, fomos realizando cada uma delas algumas somente com a nossa turma e outras com a participação dos alunos e colegas das demais turmas, havendo interação e a socialização entre o grupo, foram momentos mágicos de muita alegria e diversão explorando todos os espaços como o bosque, campo de futebol, parquinho do bairro, piquenique entre as turmas e brincadeiras diversas em forma de estações. Entrega de brinquedos doados pelo CMDCA Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
Articulação com o currículo
Eixo Corpo e movimento- Linguagem e Expressão Corporal: Brincar; brincadeiras de diferentes formas e em diferentes espaços.\n\nEixo Identidade e Autonomia Pessoal: Cuidado de si e do ambiente.\n\nEixo Intercomunicação e Linguagens - Linguagem Plástica: percepção na produção plástica - Cor, forma, textura; pintura e colagem.